Skip to content

Como saber o peso que você deve levantar em cada exercício

Esteja você procurando ganhar músculos ou perder peso, escolher o peso correto para o seu exercício é a chave para receber o máximo dos benefícios da musculação.

Se você quer os melhores resultados, precisa se desafiar. E isso significa utilizar pesos pesados o suficiente para fazer nossos músculos trabalharem para serem mais fortes e se adaptarem a isso. Por outro lado, você não vai querer um peso tão pesado que possa comprometer seus movimentos e ganhos durante o exercício, utilizando ainda outros músculos que não deviam estar trabalhando no momento.

Não há uma margem de peso a ser levantado correta para cada pessoa, mas há algumas regras gerais que você pode seguir para ter certeza de que ele não está nem tão leve, nem tão pesado.

1. Os pesos devem fazer você se esforçar para completar as últimas repetições

O peso já está pesado o suficiente se você tem que se esforçar para completar as últimas repetições que planejou fazer. Por exemplo, se você pretende completar 12, ao chegar na oitava repetição vai se sentir se esforçando ao máximo. É importante ter em mente que você deve manter a postura e forma correta do exercício até o final.

Ele estará pesado demais a partir do momento que você tem problemas para manter a postura e o movimento corretos, ou não consegue atingir o número de repetições que tinha em mente. Com um peso pesado demais, você sofre o risco de se lesionar ou utilizar músculos que não deviam ser utilizados naquele exercício para compensar a força.

2. O peso pode estar leve demais se você não faz nenhum esforço nas últimas repetições

Se você passa por todas as repetições de forma fácil, sem se esforçar, o seu peso está leve demais – principalmente quando você sente que poderia fazer mais repetições.

Mesmo que você sinta o músculo trabalhando e uma pequena queimação nas últimas repetições, este peso pode não estar te desafiando a ponto de desenvolver seus músculos. Você deve sentir essas sensações já nas primeiras repetições.

3. O exercício que você está fazendo pode te ajudar a decidir o peso

Você deve imaginar que os músculos maiores do seu corpo pegam mais peso, pois fazem um trabalho maior e têm mais força para levantá-los. Para fazer um agachamento ou deadlift, utiliza-se os músculos das pernas e dos glúteos, que têm muito mais força e têm como levantar uma quantidade maior de peso do que os seus ombros, por exemplo, ao fazer um exercício de elevação lateral – já que são músculos menores e mais fracos.

Portanto, considere o grupo muscular que você está trabalhando e tenha bom senso na hora de escolher seu peso.

4. O tipo de peso que se usa no exercício também importa

Há diversos tipo de peso que podem ser levantados numa academia na hora da musculação. Barras, halteres, kettlebells e até as placas de aparelhos de musculação. E eles podem te ajudar a determinar qual o peso você pega para cada exercício.

Você deve imaginar que ao utilizar pesos mais instáveis, eles devem ser mais leves. Barras maiores, em que você utiliza o corpo inteiro para praticar o movimento, aguentam mais peso.

5. Afinal, tudo se resume a saber ouvir o seu corpo

Tudo depende do seu nível de experiência na musculação. Se você está começando a praticá-la agora, não é uma boa ideia aumentar rapidamente os pesos dos exercícios, para que você tenha certeza de que está praticando os movimentos corretamente.

Se você se sente pronto para subir de nível, arrisque aumentar os pesos como forma de se desafiar. Sentindo-se meio mal ou cansado por hoje? Não há problema de pegar mais leve um dia ou outro.

Você pode ainda experimentar alguns pesos diferentes para decidir qual se encaixa melhor no seu dia/momento, não há nada de errado em fazer estes testes. Lembre-se “leve” e “pesado” são características variáveis de pessoa para pessoa, não se baseie no cara ao lado ou no peso que seus amigos pegam.

Para os melhores resultados, concentre-se no seu peso ideal e em desafiar a si mesmo.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *