Skip to content

Escolha o melhor cereal para o seu café da manhã

Entre os componentes da boa alimentação, as fibras presentes em cereais e alimentos integrais já marcam presença há anos como item de grande importância nutricional. Os cereais integrais possuem grande quantidade de fibras alimentares além de vitaminas e minerais, afirma a nutricionista Karina Gallerani. Além de gostosos, os cereais ajudam na redução do colesterol e triglicérides, controlam a glicemia, aumentam a sensação de saciedade e aliviam a prisão de ventre.

Antes de escolher, preste atenção no rótulo e repare se a fórmula contém açúcar, xarope de milho ou mel. Em caso positivo, o valor energético vai às alturas. Nesse caso, o bom mesmo é recorrer às versões sem açúcar ou light. Para quem tem diabetes, não tem jeito: é preciso controlar o consumo. Para dar uma variada no sabor, inclua leite, iogurte ou frutas.

À base de fibras

Ideal para pessoas com problemas de prisão de ventre. As fibras ajudam a diminuir os níveis do colesterol e facilitam a eliminação de compostos tóxicos pelo organismo, porém, não é aconselhável usá-las durante os exercícios, pois podem aumentar o trabalho digestivo quando a prioridade é o trabalho muscular, podendo atrapalhar o desempenho do atleta.

Com açúcar

Ideal para as crianças e adolescentes (desde que não estejam acima do peso), já que gastam muita energia. Pode ser servido com leite e pedaços de frutas.

Sem açúcar

Ideal para pessoas com diabetes e também pessoas que querem perder peso sem adicionar as calorias extras do açúcar na alimentação. A combinação com uma fruta e iogurte é uma ótima ideia.

Granola

Rica em fibras e vitaminas do complexo B, a granola auxilia no bom funcionamento intestinal. Se o objetivo for manter ou perder o peso utilize leites e iogurtes desnatados ou sucos de frutas para misturar com a granola. Existe também a versão livre de açúcar, que é uma opção para quem não pode ou não quer ingerir as calorias desse alimento.

De chocolate

O chocolate não apresenta nenhuma ameaça à saúde, quando ingerido com moderação, já que este é um alimento rico em calorias. Os cereais de chocolate formam uma perfeita combinação contendo minerais importantes como cálcio, ferro, sódio, zinco, fósforo além de vitamina C e do complexo B (B1, B2, B6 e B12). Ideal para crianças, adolescentes e adultos. Para as mulheres, o chocolate também auxilia amenizando os sintomas da TPM.

Pout-pourri de cereais

É o caso do müsli, composto por uma mistura de cereais ricos em fibra, geralmente trigo e aveia. Também é enriquecido com frutos secos (nozes, amêndoas, passas, etc.) e desidratados (maçã, banana, coco). Ajuda no funcionamento do intestino, mas conta com calorias extras. Atenção quanto à dieta.

Aveia

Entre os cereais integrais, a aveia merece destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo humano. Possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. Ideal sua combinação com leite, mingau e iogurtes.

 

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *