Skip to content
Os 4 principais benefícios do banho de gelo

Todos nós estamos vendo isso – os vídeos se tornando virais nas mídias sociais de pessoas mergulhando seus corpos em galões de água gelada. Semelhante a malhar, se você não postar ou falar sobre isso, não aconteceu, certo? 

Esteja você postando selfies do mergulho ou sentado sozinho, os benefícios para a saúde excedem em muito ser o mais difícil da sala. Estamos detalhando as quatro principais razões pelas quais a terapia fria pode impactar positivamente seu bem-estar geral. 

Como sempre, consulte um médico antes de fazer mudanças de saúde e bem-estar em sua rotina. 

1. Controle Da Dor 

Você provavelmente já ouviu isso antes; gelo para dor, calor para tensão e rigidez. A terapia fria reduz a dor dessensibilizando os nervos e reduzindo o inchaço. A redução do inchaço alivia a pressão nos tecidos circundantes e nas estruturas musculares, reduzindo assim os níveis de dor.

Com a redução física do inchaço, as áreas de dor são capazes de relaxar, enviando assim um sinal calmante para o cérebro, exibindo uma perfeita harmonia da conexão mente-corpo. 

“Também foi demonstrado que a imersão em água fria pode diminuir a rigidez muscular pós-exercício, aliviar a fadiga e diminuir o dano muscular induzido pelo exercício (EIMD)”, diz o Doutor em Fisioterapia e CSCS, Dan Giordano . “No geral, ele tem a capacidade de melhorar o desempenho atlético quando feito corretamente.”

Embora o mergulho possa diminuir o nível de dor e ajudar no reparo muscular, os banhos de gelo mostraram um atraso na recuperação e podem afetar o músculo esquelético após o treinamento de resistência.

2. Inflamação 

A inflamação pode ocorrer por vários motivos, incluindo lesões agudas a graves ou inflamação sistêmica identificada por meio de amostragem de sangue e marcadores hormonais. Aqueles que vivem com distúrbios autoimunes muitas vezes se encontram lutando contra crises de inflamação crônica que vêm com sintomas que variam de fadiga, dores nas articulações e músculos e baixos níveis de energia. 

A terapia fria pode reduzir a inflamação localizada causada por exercícios moderados a intensos e pode ajudar na cicatrização de lesões reduzindo o edema, que é o inchaço causado pelo excesso de líquido preso nos tecidos do corpo.

“Quando o tecido é lesionado, o sistema imunológico desencadeia uma resposta inflamatória, essencial para a cicatrização e reparação muscular”, diz Giordano . “Os macrófagos, um tipo de glóbulo branco, são despachados pelo corpo para remover detritos celulares e secretar o fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), necessário para a regeneração muscular.”

3. Humor E Função Cognitiva

Foi demonstrado que a terapia fria reduz a depressão e pode ajudar com ansiedade, estresse, além de melhorar o humor e a função cerebral geral. O cérebro libera norepinefrina durante o estresse pelo frio, o que reduz a depressão e a ansiedade. A frequência cardíaca e a variabilidade da frequência cardíaca também estão ligadas a reduções no estresse, ambas ocorrendo com a terapia fria. O humor e a função cerebral melhoram através da estimulação do sistema nervoso parassimpático.

Muitas vezes, a terapia fria é combinada com uma série de técnicas de respiração, incluindo, entre outras, a respiração em caixa. Tradicionalmente, a respiração em caixa envolve inspirar por 4 segundos pelo nariz, segurar por 4 segundos, expirar por 4 segundos pelo nariz e segurar a respiração vazia pelos 4 segundos finais. Repita este ciclo por 4-8 rodadas ou pela duração de sua respiração. mergulho. 

4. VFC (Variabilidade Da Frequência Cardíaca) 

O impacto da terapia fria na frequência cardíaca pode ser em grande parte devido à sua capacidade de estimular o nervo vago, que por sua vez reduz a frequência cardíaca e melhora a variabilidade da frequência cardíaca.

Aqui está o chute; exige que você submerja até o topo do pescoço. Para aqueles que gostam de acampar da cintura para baixo, você pode não estar colhendo os benefícios cardiovasculares que o mergulho pode proporcionar. Estudos demonstraram que a frequência cardíaca em repouso pode diminuir em tempo real, com um potencial impacto a longo prazo em uma VFC mais alta. 

Se você é novo na terapia de imersão a frio, comece pequeno com uma meta de 3 minutos. Na verdade, se você quiser fazer o mínimo necessário, mas ainda se beneficiar do esforço, 3 minutos é tecnicamente tudo o que você precisa. 

Se você deseja otimizar totalmente sua recuperação para aumentar o fluxo sanguíneo por todo o corpo, experimente o treinamento de contraste, alternando entre um mergulho frio e uma sauna por cerca de 3 a 6 rodadas. Mais sobre isso na próxima vez. 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *