O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Mononucleose: o que é e quais são os sintomas
Também conhecida como doença do beijo, a mononucleose é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr. Entre os indivíduos que fazem parte do grupo de risco estão os jovens de 15 a 25 anos.
Além do contato direto com a saliva de outra pessoa, o contágio do vírus também pode ocorrer através de objetos contaminados ou por transfusão de sangue.
Uma vez contaminado, o paciente pode permanecer com o vírus para sempre.
Quais são os sintomas da mononucleose?
Em épocas de festas, como o carnaval, é muito comum a contaminação pelo vírus da mononucleose. Por isso, é importante ficar de olho nos principais sintomas da sua manifestação:
- Dores de garganta;
- Fadiga;
- Inchaço dos gânglios linfáticos, essenciais para a imunização do organismo (saiba onde ficam localizados na ilustração abaixo);
- Tosse;
- Perda de apetite;
- Inflamação do fígado;
- Hipertrofia do baço.
Como é realizado o diagnóstico da mononucleose?
A mononucleose pode ser confundida com outras doenças causadas por vírus também. Por isso, é fundamental a realização do exame de Monoteste. Ele é um exame de sangue, que identifica a presença dos linfócitos atípicos – aqueles que são indesejáveis para o organismo.
Como funciona o tratamento da mononucleose?
Não há medicamentos específicos para o tratamento da doença. Apenas algumas recomendações que devem ser seguidas para o controle dos sintomas. Leia abaixo:
- Faça repouso total;
- Mantenha uma dieta alimentar leve e saudável;
- Beba muita água todos os dias;
- Mantenha suas mãos bem higienizadas;
- Evite contato com pessoas que você sabe que esteja com a mononucleose.
This Post Has 0 Comments