O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Insônia: o que é, causas e tratamento
Você já ouviu falar sobre os distúrbios do sono? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população sofre com algum tipo deste problema. Entre os mais comuns estão: apnéia, bruxismo, sonambulismo, paralisia do sono, ronco e insônia.
Se você sofre de algum deles, deve saber os malefícios que uma noite mal dormida pode causar na rotina. Para os especialistas, o sono é parte fundamental na melhora da qualidade de vida. Além de regular a pressão arterial, o sono também auxilia no relaxamento muscular, na regularização dos batimentos cardíacos, no controle da temperatura corporal, na manutenção dos tecidos e na estabilização da memória. Uma noite mal dormida ou interrompida diversas vezes pode ocasionar alguns desconfortos no dia seguinte como, por exemplo, irritabilidade, sonolência, dores no corpo e falta de concentração.
Especialistas alertam para a ocorrência constante deste tipo de problema. A duração e a frequência são fatores determinantes para entender se o paciente necessita ou não de ajuda médica para dormir. Em alguns casos, o quadro de distúrbio do sono se transforma em um problema crônico e tende a prejudicar a vida e o bem-estar de quem o possui.
O que é e quais são as causas da Insônia?
A insônia faz parte do grupo de distúrbios que provocam a incapacidade de começar ou manter o sono. Ela pode ser classificada de duas maneiras: primária, quando a sua causa é isolada, não relacionada a nenhuma doença; e secundária, quando ela é parte de um grupo de sinais que demonstram o surgimento de alguma complicação médica.
Entre as causas mais comuns da insônia estão:
- Hábitos inadequados na rotina, como má alimentação;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Problemas neurológicos;
- Doenças crônicas;
- Problemas hormonais;
- Uso de medicamentos;
- Depressão;
- Preocupação excessiva com alguma situação e/ou pessoa.
Em alguns casos, a causa da insônia também pode estar relacionada ao luto, a perda de trabalho, a mudanças de rotina e a iminência de conflitos próximos.
Como tratar a Insônia?
Por não se tratar de uma doença, na maioria dos casos, a insônia pode ser controlada sem a necessidade de ajuda médica. Veja abaixo algumas dicas de como melhorar a sua qualidade de sono:
Caso os sintomas não sejam controlados, é aconselhável ajuda médica. Testes físicos serão feitos e uma série de perguntas para avaliar o seu comportamento e histórico de vida também.
O tratamento com o acompanhamento médico pode ser realizado através do uso de medicamento ou terapias. A duração e o método serão avaliados com base na duração e na frequência do seu sono.
Para estes casos, os especialistas mais indicados são os psicólogos, os psiquiatras, os otorrinolaringologistas e os neurologistas. Agente uma consulta com a gente e cuide da sua saúde!
[…] Fornecedor do mineral que faz com que o cérebro funcione melhor, o Magnésio Treonato auxilia na memória de curto e longo prazo, nas funções de concentração e aprendizado. Afinal, a deficiência de magnésio no corpo pode interferir na qualidade de vida, trazendo cansaço, desânimo, irritabilidade, perda de memória, depressão e insônia. […]