O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Quando se diz: “Praticar uma boa higiene pessoal é importante para ajudar a manter o corpo saudável e limpo”, parece quase um clichê. No entanto, numa sociedade onde as coisas comuns são tratadas com leviandade, muitos preferem gastar grandes somas de dinheiro em produtos farmacêuticos caros do que seguir o simples que devemos e não devemos fazer, o que pode contribuir muito para evitar problemas de saúde a longo prazo.
Nesta postagem, discutiremos a importância da limpeza pessoal. Também passamos por diversos tipos de higiene, rotinas de autocuidado e as consequências de não praticar a higiene.
Então, a grande questão é: por que a higiene pessoal é importante?
HIGIENE PESSOAL é descrita como as ações deliberadas e consistentes que um indivíduo realiza para garantir que está livre de infecções de organismos externos que podem causar problemas de saúde.
Benefícios de higiene pessoal:
- Uma boa higiene pessoal pode ajudar tanto a saúde física quanto a mental: um exemplo comum aqui oferecido, que pode parecer muito familiar para a maioria de nós em algum momento da vida, é a sensação que se segue depois de pular o banho. Primeiro, você se sente bastante desconfortável e com coceira e percebe que é difícil manter a função cognitiva normal nesse estado, pois está irritado e possivelmente com raiva.
- Prevenção de doenças oportunistas: O termo oportunista significa simplesmente algo que normalmente não aconteceria, mas que agora pode desenvolver-se devido a circunstâncias específicas. Como resultado de não tratarmos seriamente a limpeza pessoal, infecções e doenças que de outra forma não teriam ocorrido agora têm uma chance.
Deméritos da Má Higiene Pessoal:
- Naqueles com higiene pessoal inadequada, o corpo proporciona um habitat ideal para o desenvolvimento de germes, deixando-os vulneráveis a infecções.
- A nível social, os indivíduos podem evitar alguém com má higiene pessoal, levando ao isolamento e à solidão.
Tipos de higiene pessoal:
Embora não numa ordem específica, estas muitas formas de higiene pessoal podem servir como um indicador para áreas do corpo que requerem a nossa atenção total nas tarefas de higiene.
- Dental
A higiene dentária envolve mais do que apenas ter dentes brancos, como é comummente assumido na sociedade contemporânea. Uma rotina saudável de higiene dental pode ajudá-lo a evitar problemas como doenças gengivais e cáries. Também pode ajudar a prevenir o mau hálito, que pode ser altamente embaraçoso nas nossas interações diárias com outras pessoas. ‘Escovar os dentes’ é uma ação de higiene simples a ser tomada aqui. Pelo menos duas vezes ao dia, deve-se escovar os dentes com creme dental com flúor e evitar alternativas como palitos de mascar e carvão, que podem causar lesões nas gengivas e infecções, respectivamente.
2. Corpo
O corpo humano é coberto por milhões de glândulas sudoríparas. Quando as bactérias decompõem a transpiração, é produzido um cheiro ou odor corporal. Lavar o corpo ajuda a evitar irritações na pele e remove microorganismos que criam cheiro corporal. Lavar o cabelo remove a oleosidade e mantém a aparência limpa e fresca.
3. Limpeza das mãos
Lavar as mãos é talvez a prática higiênica mais básica, embora criminalmente subestimada, e todos nós já fomos culpados em algum momento ou outro, ouso dizer na maioria das vezes, se estivermos falando sério. O simples ato de lavar as mãos regularmente com água e sabão pode ajudar muito na prevenção de milhões de doenças que contraímos ou com as quais infectamos outras pessoas todos os anos. A lavagem das mãos é uma das técnicas mais eficazes para prevenir a transmissão de doenças infecciosas.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda lavar as mãos nos seguintes horários:
- antes, durante e depois do preparo das refeições,
- antes de consumir alimentos,
- antes e depois de cuidar de alguém que esteja vomitando ou com diarréia,
- depois de ir ao banheiro,
- antes e depois de tratar um corte ou ferida,
- depois de trocar fraldas ou limpar uma criança que usa o banheiro,
- depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar,
- depois de entrar em contato com resíduos ou superfícies ou objetos sujos,
- após o manuseio de animais de estimação ou objetos relacionados a animais de estimação, como alimentos para animais de estimação.
Na falta de sabão ou desinfetante, é mais vantajoso lavar as mãos com água do que não fazer nada.
4. Pregos
As unhas podem reter sujeira e germes, permitindo a propagação de bactérias. Como a sujeira e os germes se acumulam mais facilmente sob as unhas mais compridas, mantê-las curtas pode ajudar a limitar a chance de propagação da infecção.
Como manter sua higiene:
Saber como manter uma higiene pessoal adequada o ajudará a estabelecer um regime. Uma pessoa deve estar familiarizada com os seguintes tipos de rotinas de higiene:
- Higiene oral
- A American Dental Association (ADA) recomenda escovar os dentes por 2 minutos pelo menos duas vezes ao dia, uma vez antes do café da manhã e outra antes da noite, para uma boca e um sorriso saudáveis.
- Deve-se usar creme dental com flúor e as escovas de dente devem ser substituídas a cada 3-4 meses.
- Crianças menores de dez anos que não conseguem escovar corretamente devem ser assistidas por adultos até atingirem essa idade.
2. Limpeza das mãos
Cinco ações simples para uma lavagem eficiente das mãos são descritas pela Fonte Confiável do CDC:
- Molhe as mãos com água corrente, feche a torneira e aplique sabão.
- Esfregue o sabonete nas mãos, certificando-se de alcançar o dorso das mãos, entre os dedos e sob as unhas.
- Por pelo menos 20 segundos, esfregue as mãos.
- Enxágue bem as mãos com água limpa e corrente.
- Seque as mãos com uma toalha limpa ou deixe-as secar ao ar.
E para enfatizar novamente, na falta de sabão ou desinfetante, é preferível lavar as mãos com água.
3. Corpo
- Recomenda-se tomar banho regularmente com água e sabão para remover células mortas da pele, óleo e bactérias.
- As pessoas devem prestar atenção específica às áreas suadas, como as axilas, entre os dedos dos pés e a região da virilha, durante o banho.
- Além disso, mulheres e homens com cabelos longos devem lavar os cabelos com shampoo pelo menos uma vez por semana, ou mais, se necessário.
- Quando estiver completamente seco, use desodorante para ajudar a reduzir o cheiro corporal.
- Ao selecionar um desodorante, tome cuidado para evitar irritações e reações na pele, que podem complicar e atuar como porta de entrada para infecções.
4. Pregos
- Usar instrumentos higienizados, como cortadores de unhas, para aparar e manter as unhas curtas é uma das melhores maneiras de garantir que nenhuma sujeira se acumule embaixo delas.
- A rotina de lavagem das mãos de uma pessoa pode incluir esfregar a parte inferior das unhas com uma escova de unhas.
5. Período menstrual e higiene genital
- É fundamental trocar regularmente os produtos higiênicos e lavar bem as mãos antes e depois de trocar tampões, absorventes ou outros produtos higiênicos.
- Como as vaginas são autolimpantes, usar sabão para limpá-las pode produzir um desequilíbrio nas bactérias naturais, causando infecções.
- A vulva só deve ser limpa uma vez ao dia com sabão neutro e água morna.
- O pênis não circuncidado pode ser limpo puxando suavemente o prepúcio e lavando-o por baixo com água morna ou sabão.
6. Educação higiênica para crianças
- Desde tenra idade, os pais e cuidadores devem ensinar os filhos a manterem-se limpos.
- Por exemplo, quando uma criança atinge a idade de 12 meses, ela pode começar a usar pasta de dente para escovar os dentes.
- Incentivar as crianças a ajudarem a limpar-se assim que tiverem idade suficiente é um excelente método para estabelecer um hábito sólido de higiene pessoal.
- Fatores que podem ter um impacto prejudicial na higiene:
- Tanto a pobreza como a falta de acesso à água potável podem prejudicar a higiene de uma pessoa. Numa sociedade onde a água é escassa, por exemplo, lavar as mãos com água restrita que poderia ter sido utilizada para satisfazer necessidades mais urgentes será visto como um desperdício de água.
- A saúde mental de uma pessoa pode influenciar a forma como ela cuida de si mesma. Pessoas que sofrem de distúrbios como transtorno psicótico, depressão grave ou problemas de uso de drogas ou álcool podem achar difícil manter uma prática de higiene pessoal.
- Condições que a má higiene pessoal pode sinalizar:
- Embora a má higiene pessoal possa contribuir para certos problemas de saúde, também pode ser uma consequência secundária de outros.
- As pessoas que sofrem da doença de Alzheimer e de outras formas de demência apresentam frequentemente uma higiene geral deficiente. Atenção adequada e, se possível, cuidadores devem ser fornecidos a este grupo de pessoas.
- Em algumas circunstâncias, a incapacidade de seguir uma prática de higiene pode ser causada por depressão. Os sintomas depressivos, como baixa energia e função cognitiva deficiente, podem dificultar a manutenção de um regime de autocuidado. Nesses casos, pode ser aconselhável que o indivíduo afetado consulte um psiquiatra.
- As consequências negativas da higiene pessoal inadequada:
- A má higiene é um tema delicado e discuti-lo com alguém pode ser difícil, por exemplo, no caso da má higiene oral, frequente na sociedade contemporânea. Como resultado, alguém com má higiene pessoal pode se separar dos outros.
- A má higiene pessoal também pode ter impacto no local de trabalho. As empresas podem estar mais dispostas a conceder empregos e promoções àqueles que parecem preocupar-se com a sua saúde e aparência. A má higiene pessoal pode ser especialmente problemática no sector alimentar, onde procedimentos sanitários rigorosos devem ser seguidos em todos os momentos.
- A má limpeza pessoal tem inúmeras consequências para a saúde, com a Fonte Confiável do CDC citando o seguinte como doenças relacionadas à higiene:
- pé de atleta
- piolhos do corpo
- diarréia crônica
- cárie dentária
- piolhos
- erupção na banheira de hidromassagem
- minhocas
- piolho pubico
- sarna
- orelha de nadador
- micose
- Dicas de higiene de rotina:
- A seguir estão algumas dicas úteis para desenvolver uma rotina de higiene:
- Faça disso um hábito: com prática consistente, um novo hábito pode se tornar uma parte permanente de sua vida. Escolha uma área para se concentrar e trabalhe nela até que se torne uma segunda natureza.
- Anote: o aplicativo Lembrete ou Alarme do celular pode ser uma excelente ferramenta para evitar o esquecimento de alguma tarefa.
- Use incentivos: Um lanche como recompensa por seguir os procedimentos de higiene pode ser um excelente motivador para as crianças manterem a higiene.
- Resumo:
- Manter o corpo limpo beneficia a vida social e também o bem-estar físico e mental.
- Simplificando, higiene é cuidar do corpo e mantê-lo limpo e saudável.
- Criar e seguir uma rotina de higiene pessoal é essencial para manter corpo e mente saudáveis.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527