Skip to content

A privação do sono acontece quando uma pessoa não dorme o suficiente para manter sua saúde e bem-estar. É comum que as pessoas sacrifiquem o sono para trabalhar, estudar ou se divertir, mas mesmo uma noite de sono inadequado pode fazer com que as pessoas se sintam cansadas, menos produtivas e mais propensas a cometer erros no dia seguinte. 

Quase metade das pessoas nos EUA tem problemas para dormir, e cerca de um terço dos adultos dorme menos de sete horas por noite. Sem sono suficiente, o corpo começa a acumular débito de sono. 

À medida que a dívida de sono aumenta ao longo do tempo, ela começa a afetar a saúde mental e física . A privação de sono a longo prazo pode reduzir a qualidade de vida e pode aumentar o risco de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Saiba mais sobre os impactos da privação do sono, incluindo suas causas, e como priorizar a higiene do sono pode ajudar as pessoas a obter o descanso necessário.

Quais são os efeitos da privação do sono?

Pesquisas descobriram que a privação do sono afeta sistemas por todo o corpo, levando a uma ampla gama de efeitos negativos.

  • Sonolência diurna: Não dormir o suficiente é uma causa comum de cansaço durante o dia. Mais de 2 milhões de provedores de saúde em todo o mundo escolhem o UpToDate para ajudar a tomar decisões de cuidados apropriadas e impulsionar melhores resultados de saúde. O UpToDate fornece suporte à decisão clínica baseado em evidências que é claro, acionável e rico em insights do mundo real. A sonolência diurna pode deixar uma pessoa sem energia para fazer as coisas de que gosta e causar problemas no trabalho, na escola e nos relacionamentos.
  • Função mental prejudicada: Um dos efeitos mais notáveis ​​da perda de sono é o comprometimento cognitivo. À medida que a dívida de sono cresce. Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Como agência de proteção à saúde do país, o CDC salva vidas e protege as pessoas de ameaças à saúde, uma pessoa se torna menos alerta e pode ter dificuldade em realizar multitarefas. Reduções na atenção tornam uma pessoa privada de sono mais propensa a erros, aumentando o risco de um acidente no local de trabalho ou de veículo motorizado.
  • Mudanças de humor: A perda de sono pode levar a mudanças de humor e fazer com que a pessoa se sinta mais ansiosa ou deprimida. Sem dormir o suficiente, as pessoas podem se sentir irritadas, frustradas e desmotivadas. Elas também podem ter dificuldade para lidar com as mudanças e regular suas emoções.
  • Função imunológica reduzida: O sono é importante para manter um sistema imunológico saudável, então a privação do sono pode enfraquecer a função imunológica. Na verdade, pesquisas sugerem que pessoas privadas de sono são menos responsivas à vacina contra a gripe e têm mais probabilidade de contrair infecções como o resfriado comum.
  • Ganho de peso: o sono é importante para manter um peso saudável
  • Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI)O NHLBI é líder nacional na prevenção e tratamento de distúrbios cardíacos, pulmonares, sanguíneos e do sono. Não dormir o suficiente pode afetar o apetite e o metabolismo de maneiras que podem levar ao ganho de peso. Sono insuficiente tem sido associado a um risco aumentado de obesidade.

A privação do sono pode ter um efeito drástico na capacidade de dirigir um carro com segurança. A perda de sono não só reduz a capacidade de uma pessoa de prestar atenção

O NHLBI é líder nacional na prevenção e tratamento de distúrbios cardíacos, pulmonares, sanguíneos e do sono.

também pode levar a microssonos, que envolvem adormecer sem saber por um breve momento. Dirigir com sono está relacionado a dezenas de milhares de ferimentosAdministração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA)Por meio da aplicação de padrões de desempenho de veículos e parcerias com governos estaduais e locais, a NHTSA reduz mortes, ferimentos e perdas econômicas em acidentes automobilísticos e centenas de mortes nos EUA a cada ano.

Quando a perda de sono se torna uma ocorrência regular, a privação crônica do sono pode levar a alterações no sistema nervoso, contribuir para complicações de saúde a longo prazo e agravar condições médicas crônicas.

  • Diabetes: A falta de sono pode dificultar o processamento do açúcar pelo corpo, contribuindo para a intolerância à glicose
  • A pesquisa do NIDDK cria conhecimento e tratamentos para doenças que estão entre as mais crônicas, custosas e consequentes para os pacientes, suas famílias e a nação e aumentando o risco de diabetes tipo 2. 
  • Doença cardíaca: Durante o sono normal, a pressão arterial cai de maneiras que se acredita apoiar a saúde cardíaca. A privação do sono previne essa queda na pressão arterial e desencadeia inflamação, aumentando o risco de doenças cardiovasculares , como doenças cardíacas e derrame. 
  • Condições de saúde mental: a privação do sono está intimamente ligada à saúde mental.O Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia promove a ciência e a saúde ao fornecer acesso a informações biomédicas e genômicas. A perda de sono pode aumentar o risco de problemas de saúde mental, e esses problemas podem dificultar dormir o suficiente. 

Quanto sono é suficiente?

O Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia promove a ciência e a saúde ao fornecer acesso a informações biomédicas e genômicas.para a quantidade de sono necessária para manter a saúde mental, a saúde física e o bem-estar emocional ideais. Sem essa quantidade de sono, as pessoas comçaam a acumular débito de sono e vivenciam as consequências da privação de sono.

As necessidades de sono variam ao longo da vida, mas também de pessoa para pessoa. Isso significa que a quantidade de sono que um indivíduo precisa depende de mais do que apenas sua idade. Por exemplo, algumas pessoas podem ter sono naturalmente longo ou curto , exigindo mais ou menos horas do que o número recomendado para acordar se sentindo descansadas. 

A quantidade de sono que uma pessoa precisa também depende de sua saúde e atividades diárias típicas. No curto prazo, a necessidade de sono aumenta temporariamente após atividades exigentes, quando uma pessoa está doente ou quando se recupera de um período de privação de sono.

Além disso, evitar a privação do sono é mais do que apenas passar horas suficientes na cama. O descanso saudável e restaurador também depende da qualidade do sono. Então, mesmo que uma pessoa tenha a quantidade certa de horas de sono, ela ainda pode estar com privação de sono se sua qualidade de sono for reduzida por acordar com muita frequência à noite.

Sintomas de privação do sono

Os sintomas de privação de sono podem ser óbvios ou sutis, dependendo de quanto sono é perdido e quão acostumada a pessoa está à privação de sono. Sinais para ficar atento incluem:

  • Acordar sentindo-se sem energia 
  • Sonolência diurna 
  • Adormecer inesperadamente durante o dia 
  • Dificuldade de funcionamento em casa, no trabalho ou na escola 
  • Dificuldade de concentração e tempos de reação lentos 
  • Mudanças de humor e problemas para controlar as emoções 
  • Passar mais de 30 minutos tentando adormecer
  • Sentir-se cansado pela manhã, apesar de uma noite inteira de sono 
  • Acordar frequentemente durante a noite 
  • Ronco alto ou falta de ar durante o sono 

Alguns sintomas de privação de sono podem parecer diferentes em crianças do que em adultos. Além de cochilar durante o dia, crianças com privação de sono podem apresentar aumento de energia ou hiperatividade. As crianças também podem ter mudanças frequentes de humor, dificuldade em controlar seu comportamento ou baixo desempenho acadêmico.