Conheça o termo síndrome metabólica e saiba como agir
Artérias e veias são os principais vasos sanguíneos de nosso corpo. As artérias são a “via rápida”, bombeando enormes volumes de sangue a altas pressões para fornecer aos nossos órgãos o oxigênio de que precisam; as veias são a lenta “via de retorno”, onde o sangue retorna ao coração depois que seu oxigênio se esgota.
Existem algumas diferenças importantes entre artérias e veias. As artérias têm paredes grossas e musculosas para permitir sua ação de bombeamento; eles também estão localizados profundamente sob a pele , para evitar lesões. As veias, por outro lado, têm paredes mais finas e estão localizadas perto da pele, porque ferir uma veia não é tão catastrófico.
Apesar de suas diferenças, ambos têm revestimentos endoteliais que monitoram e regulam a química do sangue. As células endoteliais, por exemplo, podem ser responsáveis por “dizer” às artérias para se contraírem ou relaxarem dependendo das necessidades do corpo. Eles também controlam a liberação de água, eletrólitos e outras substâncias no sangue.
Artérias e veias ok, mas e o endocárdio?
O “endocárdio” é o revestimento epitelial do coração. Seu nome vem literalmente das palavras gregas para “dentro” e “coração”. Ele desempenha todos os mesmos papéis importantes dentro do coração que outras áreas do endotélio; mas tem uma importância especial, pois protege o órgão que torna possível o resto da vida do corpo.
Os cientistas acreditam que o endocárdio controla o fluxo de substâncias entre o sangue e o coração, evitando que substâncias nocivas, como bactérias do sangue, danifiquem esse órgão vital.
Foto Destaque: Reprodução/Getty Images
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments