Skip to content

As adaptações do treinamento ocorrem como resultado de dois estímulos opostos, mas igualmente importantes: a intensidade da sobrecarga e o descanso e recuperação intencionais. Sem o último, o corpo pode sofrer uma diminuição no desempenho que pode durar de alguns dias a várias semanas.

Existem três maneiras diferentes de categorizar esse decréscimo de desempenho:

  1. O overreaching funcional descreve uma queda de curto prazo no desempenho (até duas semanas), seguida por um efeito de supercompensação ou desempenho e adaptação significativamente melhorados.
  2. O overreaching não funcional ocorre em um cronograma ligeiramente mais longo, até quatro semanas, e não é seguido por uma supercompensação no desempenho ou adaptação.
  3. A síndrome do overtraining é o caso mais extremo desse fenômeno, estendendo-se por quatro semanas e podendo durar vários meses.

Os dias de descanso integrados são uma ótima maneira de garantir que você esteja dando ao seu corpo o que ele precisa para se recuperar e se adaptar. Se você está preocupado em ‘perder’ ganhos, há algumas coisas que você pode fazer para avaliar o quão bem você está se recuperando.

Dormir

A qualidade do sono é um fator importante a ser aprimorado quando se busca adaptações musculares e alto desempenho. Quando se trata especificamente do músculo esquelético, o sono REM inadequado (cinco horas ou menos) pode resultar em aumento do cortisol e uma queda significativa nos níveis de testosterona após apenas uma semana. Essas mudanças não apenas têm um efeito direto no humor, foco, estresse e libido, mas também levam a mudanças negativas na massa muscular, força muscular, densidade óssea e muito mais. O sono é um dos intensificadores de desempenho mais subestimados que existe e é um ótimo lugar para começar ao examinar seus hábitos de recuperação.

Pressão Arterial E Frequência Cardíaca Em Repouso

Uma caracterização da síndrome de overtraining é uma elevação da frequência cardíaca em repouso e leitura da pressão arterial. É mais fácil monitorar esses sinais vitais agora do que nunca, e criar o hábito disso em seu dia de descanso é uma ótima maneira de ficar de olho em como você está se recuperando semana após semana. Se sentir um aumento perceptível em ambas as medidas, considere descansar mais, fazer um balanço do seu sono ou consultar o seu médico.

Auditoria Nutricional

Se você está lendo este artigo, é provável que tenha um excelente controle sobre sua nutrição e reabastecimento. No entanto, se você está começando a se sentir esgotado e experimentando uma queda perceptível na energia e no desempenho, vale a pena verificar. Um erro comum ao treinar com déficit calórico é o subconsumo de proteína , o que leva a uma síntese inadequada de proteína muscular. Basicamente, isso significa que os músculos estão sendo danificados e quebrados sem as ferramentas adequadas disponíveis para adaptação.

Conclusão

O corpo humano é capaz de algumas coisas incríveis, mas, em última análise, uma dessas capacidades é desligar-se se for exigido muito dele (um mecanismo de autopreservação). Evite forçá-lo a esse estado sendo proativo com sua recuperação. Seus dias de descanso merecem o mesmo cuidado e atenção que seu treinamento, então inclua-os em seu calendário de treinamento, use-os bem e veja seus ganhos continuarem!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *