Skip to content

Cuidar da saúde ocular pode ajudá-lo a minimizar o risco de desenvolver catarata à medida que envelhece ou retardar o aparecimento. Saiba mais sobre seis medidas preventivas que você pode tomar.

Cataratas são áreas turvas que se formam sobre a lente do olho. Sua lente é a estrutura clara e curva na frente do olho que ajuda a focar em diferentes distâncias.

A idade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de catarata. De acordo com o National Eye Institute Trusted Source, mais da metade dos americanos com 80 anos ou mais têm catarata ou fizeram cirurgia de catarata.

Especialistas preveem que o número de pessoas nos EUA com catarata pode chegar a mais de 50 milhões até o ano de 2050, principalmente devido ao envelhecimento da população.

Cuidar da saúde ocular pode ajudá-lo a minimizar o risco de desenvolver catarata à medida que envelhece ou retardar seu aparecimento. Este artigo compartilha seis etapas que você pode seguir para reduzir o risco de catarata.

O que você pode fazer para prevenir a catarata?

Você não pode impedir completamente o desenvolvimento de catarata. Afinal, sua genética e idade podem influenciar fortemente no desenvolvimento deles. No entanto, existem medidas preventivas que você pode tomar para diminuir o risco ou retardar o aparecimento de catarata.

1. Proteja seus olhos do sol
A luz ultravioleta (UV) do sol pode causar danos aos olhos, o que leva ao desenvolvimento de catarata. Em um nível microscópico, a luz UV induz dano oxidativo. Quando isso acontece, moléculas prejudiciais chamadas radicais livres podem interromper as proteínas em sua lente e fazer com que elas se agrupem.

De acordo com um estudo de 2020, o risco de desenvolver catarata pode aumentar com níveis mais altos de exposição ao sol ao longo da vida.

Usar óculos escuros e um chapéu com aba enquanto estiver no sol pode ajudar a minimizar a quantidade de luz ultravioleta prejudicial que atinge seus olhos. Para obter a melhor proteção, use óculos de sol que ofereçam 100% de proteção UV contra os raios UVA e UVB.

2. Tente parar de fumar
Os produtos químicos na fumaça do cigarro podem ter um efeito negativo em muitas partes do corpo, incluindo os olhos. As pessoas que fumam têm um risco duas a três vezes maior de desenvolver catarata do que os não fumantes.

Fumar também está ligado a outro tipo de dano ocular chamado degeneração macular relacionada à idade.

Se você fuma atualmente, parar pode ajudar a diminuir o risco de catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Saiba mais sobre como parar de fumar.

3. Faça uma dieta balanceada
Comer uma dieta nutritiva com muitas frutas e vegetais e alimentos minimamente processados ​​pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver catarata.

De acordo com uma revisão de pesquisa de 2019, os nutrientes dos alimentos tendem a ser mais eficazes na prevenção da catarata do que os suplementos nutricionais.

Comer uma dieta balanceada parece ser a melhor maneira de prevenir a catarata, mas uma dose pequena a moderada de alguns antioxidantes também pode ser benéfica. Os antioxidantes são moléculas, como a vitamina C e a vitamina E, que têm a capacidade de combater os radicais livres, que podem prejudicar as células saudáveis.

Os pesquisadores encontraram resultados mistos, mas o consenso é que uma dieta rica no seguinte está associada às taxas mais baixas de catarata:

  • frutas e vegetais
  • vitamina C
  • zeaxantina
  • luteína
  • suplementos multivitamínicos

Manter um peso moderado e comer uma dieta balanceada que não inclua muitos alimentos açucarados pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. O diabetes está associado a um risco até cinco vezes maior de desenvolver catarata.

Saiba mais sobre o que significa uma dieta equilibrada.

4. Proteja seus olhos de lesões
Lesões no olho são outro fator de risco para catarata. Usar óculos de segurança adequados durante esportes e outras atividades pode proteger seus olhos contra lesões e reduzir o risco de catarata.

Você pode ajudar a proteger seus olhos usando:

um capacete com máscara facial durante esportes de contato
óculos de segurança ao manusear produtos químicos, usar um dispositivo que dispare projéteis ou quando estiver perto de detritos voadores
óculos de segurança apropriados ao operar ferramentas elétricas, equipamentos industriais ou até mesmo um martelo
Você também pode proteger seus olhos tomando precauções ao abrir garrafas com rolhas e evitando manusear, acender ou ficar perto de fogos de artifício.

5. Tente limitar o consumo de álcool
Minimizar o consumo de álcool pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver catarata.

Em um estudo de 2022, os pesquisadores determinaram que beber mais ao longo da vida estava associado a um risco aumentado de catarata, com um risco significativo ocorrendo em mais de 90 drinques por ano em homens e 40 drinques por ano em mulheres.

6. Faça exames oftalmológicos regulares
A catarata e outras doenças oculares podem não apresentar sintomas perceptíveis nos estágios iniciais. Para proteger a saúde dos seus olhos, é importante fazer exames oftalmológicos regularmente, especialmente à medida que envelhece.

Se as doenças oculares forem detectadas precocemente, diminui o risco de complicações mais graves que podem afetar sua visão no futuro.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *