Skip to content

Ozempic e Wegovy são normalmente prescritos para diabetes, mas nos últimos meses eles ganharam as manchetes após recomendações de celebridades e bilionários como Elon Musk , que dizem que os medicamentos são soluções rápidas para perda de peso.

O aumento no uso de Ozempic para razões além do tratamento de diabetes levou a uma escassez nacional . Agora, a atenção mudou para um suplemento alimentar chamado berberina, que está sendo promovido nas mídias sociais como “Ozempic da natureza”.

“A berberina é um composto natural encontrado em uma infinidade de plantas”, diz o Dr. Carl Giordano , um cirurgião em Nova Jersey, à CNBC Make It. “As plantas mais comuns são bérberis, hidraste, uvas do Oregon [e] fio-de-ouro chinês.”

Semelhante ao Ozempic, a berberina diminui o açúcar no sangue e pode levar à perda de peso, diz Giordano, que também é cofundador da Rebesana , uma empresa que pesquisa expectativa de vida e saúde.

Mas, diferentemente do Ozempic, o medicamento natural não é injetável e pode ser tomado por via oral.

Berberina difere de Ozempic de outras maneiras também. ”[Berberina] não ajuda a impedir que o corpo sinta fome [ou] a parar desejos”, diz Neil Paulvin , um médico de longevidade e medicina regenerativa de NY. “Ela não desacelera o esvaziamento do estômago, que é uma das principais maneiras pelas quais Ozempic e Mounjaro funcionam.”

Usando berberina, “os pacientes podem perder de dois a quatro quilos por mês no máximo, se não menos”, diz Paulvin. “Com Ozempic, as pessoas estão perdendo de cinco a 12, às vezes até 16 quilos por mês.”

Berberina é barata comparada ao custo mensal de Ozempic de $1.000 ou mais. Um frasco de 90 unidades do suplemento custa cerca de $40. Também é mais facilmente acessível e pode ser comprado sem receita em farmácias como CVS , Rite Aid e Walgreens .

Mas Giordano diz que a berberina parece ter grandes benefícios à saúde que excedem em muito a perda de peso: “Não sei por que os médicos não recomendam isso regularmente”.

Veja como a berberina pode afetar sua saúde

A grande questão que as pessoas querem que seja respondida é “a berberina pode ajudar na perda de peso?” A resposta é talvez.

A berberina pode ajudar uma pessoa a perder alguns quilos porque pode melhorar “a maneira como a insulina funciona e a maneira como seu corpo pode usar carboidratos. Ela torna as pessoas menos resistentes à insulina”, ele diz.

A berberina também pode ajudar “o corpo a tirar o açúcar do sistema e colocá-lo nas células, o que em alguns casos ajuda na perda de peso”, acrescenta Paulvin.

É importante observar que a maioria dos ensaios clínicos que testaram o efeito da berberina na perda de peso foram feitos em ratos .

De acordo com Giordano e Paulvin, outros benefícios potenciais da berberina para a saúde são:

  • Diminuindo a quantidade de glicose ingerida pelas células
  • Trabalhando em vias celulares que influenciam a longevidade
  • Curando o intestino e se livrando da infecção
  • Inibindo o crescimento de bactérias nocivas no seu intestino
  • Reduzindo a inflamação
  • Reduzindo ligeiramente os níveis de colesterol

“Eu acho que falar sobre berberina e perda de peso é frívolo e cosmético. Eu gosto de falar sobre berberina como um mecanismo real para trabalhar em problemas crônicos que vemos hoje. Vivemos em um estado de inflamação crônica que leva a doenças crônicas à medida que envelhecemos”, diz Giordano, que toma berberina diariamente.

“Estou feliz em falar sobre a berberina como um composto para redução de peso, mas acho que o que é realmente ótimo sobre isso é que é um trampolim para nos fazer falar sobre os reais benefícios da berberina para a saúde.”

O que mais você deve saber sobre a berberina?

Medicamentos derivados de plantas são bem comuns e tipicamente eficazes, incluindo aspirina. Semelhante a esses medicamentos, a berberina é um suplemento de venda livre que pode ser comprado sem receita, diz Giordano.

A berberina não é aprovada pela Food and Drug Administration para tratar condições, mas suplementos alimentares não são obrigados a passar pelo processo de aprovação da FDA. Como todos os suplementos, você deve saber que, dependendo de onde você compra berberina, há uma possibilidade de que ela não esteja em sua forma mais pura e aditivos podem estar presentes.

Para sua segurança, Giordano recomenda falar com seu médico antes de adicionar qualquer medicamento à sua dieta. Algumas pessoas têm reações alérgicas a certos suplementos; e dependendo de outros medicamentos que você esteja tomando, você pode ter uma reação adversa à berberina.

Pessoas diabéticas ou de estatura baixa também podem apresentar sintomas de hipoglicemia ao tomar berberina, diz Paulvin. A hipoglicemia ocorre quando o nível de açúcar no sangue de uma pessoa cai abaixo da faixa saudável.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças , os sintomas de hipoglicemia podem incluir:

  • Fadiga
  • Suores
  • Tontura
  • Agitando
  • E em casos extremos, convulsões

Também há a possibilidade de que tomar berberina possa causar inchaço ou síndrome do intestino irritável, diz Giordano. Para evitar isso o máximo possível, ele sugere tomar berberina com as refeições.

“Acredito que os benefícios da berberina para a saúde são tão bons que ela é uma daquelas coisas que todos deveriam considerar tomar, não apenas pelo açúcar no sangue [que pode afetar a perda de peso], mas também pela longevidade”, diz Giordano.