Skip to content

Especialistas revelam o que um bom desodorante pode fazer pela sua pele

Além de combater o mau cheiro o produto reduz o suor e hidrata a pele das axilas
Se você pensa que a função de um bom desodorante é só afastar o cheiro ruim das axilas, talvez esteja na hora de experimentar uma nova marca. Até porque o verdadeiro culpado pelo odor esquisito debaixo dos braços não é o suor. Eliminado pelas glândulas sudoríparas, responsáveis por equilibrar a temperatura do corpo e expulsar substâncias tóxicas por meio de secreções, o suor não tem odor , afirma a farmacêutica Soraya Carvalho de Oliveira que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento de cosméticos da Associação Brasileira de Cosmetologia.

As grandes culpadas pelo mau cheiro são as bactérias, que se alojam em áreas quentes e úmidas. Em linguagem médica, o desodorante tem a função de evitar os desagradáveis odores de transpiração devidos a alguns ácidos carboxílicos presentes no suor. Existem no mercado talcos e desodorantes que contêm bicarbonato de sódio (NaHCO3). Sua função é diminuir o odor, pois reagem com os ácidos carboxílicos, transformando-os no sal correspondente.

A maioria dos produtos, no entanto, também oferece ação antitranspirante, que minimiza a quantidade de suor eliminado. Segundo a farmacêutica, essa redução na umidade da área diminui a chance de proliferação de microorganismos. Existe, porém, o risco de obstrução dos poros e inflamação da glândula. Algumas pessoas podem apresentar, ainda, irritação a componentes derivados do alumínio, como hidróxido e cloridróxido de alumínio , diz Soraya.

Já o desodorante simples não regula a transpiração. Mas conta com ingredientes anti-sépticos, que inibem o crescimento de bactérias na região. A princípio, isso elimina o mau cheiro causado pelos microorganismos.

Há versões sem perfume e com aromas variados. As fórmulas disponíveis em roll-on têm a maior representatividade na composição de faturamento da categoria, com 37% das vendas (em valor), seguidos por spray e pump com 33% e aerossóis com 20%. As menores fatias ficam com creme (9%) e bastão (1%).

A proteção 24 horas é cada vez mais comum. No entanto, ela só acontece caso as axilas sejam higienizadas e secas de forma adequada durante o banho, eliminando resíduos que podem favorecer a proliferação de bactérias.

Entre os preferidos pelo consumidor, o produto em spray apresenta uma das tecnologias mais avançadas (formando uma camada acetinada nas axilas, que ficam mais hidratadas). Existem ainda opções que não deixam marcas nas roupas, mesmo escuras, e até produtos que combatem o escurecimento das axilas, problema que constrange muitas mulheres.

Escolha o melhor desodorante para você:

Roll-on: indicado para pessoas que buscam absorção mais rápida
Spray: devido à alta concentração de álcool, é indicado para homens, pois eles têm mais pêlos nas axilas. Porém, pessoas com mais sensibilidade sentem uma leve ardência.
Creme: indicado para pessoas com pele sensível. É ideal para quem costuma depilar as axilas com lâminas. Para evitar a contaminação do conteúdo, lave bem as mãos antes de mergulhar o dedo no pote.
Bastão: indicado para pessoas que necessitam de alta proteção e priorizam uma aplicação seca e suave.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *