Proteína . Decidir quanta proteína comer em cada refeição é simples. Pegue a proteína total…
Wanessa Camargo é vegana no BBB24. Uma dieta vegana é baseada em plantas (como vegetais, grãos, nozes e frutas) e alimentos feitos de plantas. Os veganos não comem alimentos provenientes de animais, incluindo laticínios e ovos.
Alimentação saudável como vegano
Você pode obter os nutrientes necessários com uma dieta vegana variada e balanceada, incluindo alimentos fortificados e suplementos.
Para uma dieta vegana saudável:
- coma pelo menos 5 porções de uma variedade de frutas e vegetais todos os dias
- baseie as refeições em batatas, pão, arroz, macarrão ou outros carboidratos ricos em amido (escolha grãos integrais sempre que possível)
- tenha algumas alternativas lácteas fortificadas, como bebidas de soja e iogurtes (escolha opções com baixo teor de gordura e baixo teor de açúcar)
- coma alguns feijões, leguminosas e outras proteínas
- coma nozes e sementes ricas em ácidos graxos ômega-3 (como nozes) todos os dias
- escolha óleos e pastas insaturados e coma em pequenas quantidades
- têm alimentos fortificados ou suplementos contendo nutrientes que são mais difíceis de obter através de uma dieta vegana, incluindo vitamina D, vitamina B12, iodo, selênio, cálcio e ferro
- beba muitos líquidos (o governo recomenda 6 a 8 xícaras ou copos por dia)
Se você optar por incluir alimentos e bebidas com alto teor de gordura, sal ou açúcar, consuma-os com menos frequência e em pequenas quantidades.
O Guia Eatwell aplica-se a vegetarianos, veganos, pessoas de todas as origens étnicas e aqueles que têm um peso saudável para a sua altura, bem como aqueles que estão acima do peso.
O único grupo para o qual o Guia Eatwell não é adequado são crianças menores de 2 anos, pois têm necessidades diferentes.
Obtendo os nutrientes certos de uma dieta vegana
Com um bom planejamento e uma compreensão do que constitui uma dieta vegana saudável e balanceada, você pode obter todos os nutrientes de que seu corpo necessita.
Se você não planejar sua dieta adequadamente, poderá perder nutrientes essenciais, como cálcio , ferro , vitamina B12 , iodo e selênio .
Veganos que estão grávidas ou amamentando
Durante a gravidez e durante a amamentação, se você seguir uma dieta vegana, precisará garantir vitaminas e minerais suficientes para que seu filho se desenvolva de maneira saudável.
Saiba mais sobre uma dieta vegetariana e vegana durante a gravidez.
Se você está criando seu bebê ou criança com uma dieta vegana, você precisa garantir que eles recebam uma grande variedade de alimentos para fornecer a energia e as vitaminas necessárias para o crescimento.
Fontes veganas de cálcio e vitamina D
O cálcio é necessário para manter ossos e dentes saudáveis.
Os não-veganos obtêm a maior parte do cálcio dos laticínios (leite, queijo e iogurte), mas os veganos podem obtê-lo de outros alimentos.
Boas fontes de cálcio para veganos incluem:
- vegetais de folhas verdes, como brócolis, repolho e quiabo, mas não espinafre (o espinafre contém altos níveis de cálcio, mas o corpo não consegue digerir tudo)
- bebidas fortificadas sem açúcar de soja, ervilha e aveia
- tofu com cálcio
- sementes de gergelim e tahine
- pulsos
- pão integral e branco (no Reino Unido, o cálcio é adicionado à farinha branca e integral por lei)
- frutas secas, como passas, ameixas, figos e damascos secos
Uma porção de 30g de frutas secas conta como 1 de suas 5 por dia , mas deve ser consumida nas refeições, e não como lanche entre as refeições, para reduzir o impacto do açúcar nos dentes.
O corpo precisa de vitamina D para regular a quantidade de cálcio e fosfato no corpo. Esses nutrientes ajudam a manter ossos, dentes e músculos saudáveis.
Boas fontes de vitamina D para veganos incluem:
- exposição à luz solar, especialmente do final de março/início de abril até o final de setembro – lembre-se de encobrir ou proteger sua pele antes que ela comece a ficar vermelha ou queimar
- pastas de gordura fortificadas, cereais matinais e bebidas de soja sem açúcar (com adição de vitamina D)
- suplementos de vitamina D – todos deveriam considerar tomar um suplemento diário durante o outono e o inverno, porque é difícil obter o suficiente apenas com a comida
Leia o rótulo para garantir que a vitamina D utilizada em um produto não é de origem animal.
Fontes veganas de ferro
O ferro é essencial para a produção de glóbulos vermelhos.
Uma dieta vegana pode ser rica em ferro, embora o ferro dos alimentos vegetais seja menos absorvido pelo corpo do que o ferro da carne.
Boas fontes de ferro para veganos são:
- pulsos
- pão integral e farinha
- cereais matinais fortificados com ferro
- vegetais de folhas verde-escuras, como agrião, brócolis e folhas verdes
- nozes
- frutas secas, como damascos, ameixas e figos
Fontes veganas de vitamina B12
O corpo precisa de vitamina B12 para manter o sangue saudável e um sistema nervoso saudável.
Muitas pessoas obtêm vitamina B12 de fontes animais, como carne, peixe e laticínios. As fontes para veganos são limitadas e pode ser necessário um suplemento de vitamina B12.
As fontes de vitamina B12 para veganos incluem:
- cereais matinais fortificados com vitamina B12
- bebidas de soja sem açúcar fortificadas com vitamina B12
- extrato de levedura, como Marmite, e flocos de levedura nutricional que são enriquecidos com vitamina B12
Fontes veganas de ácidos graxos ômega-3
Os ácidos graxos ômega-3, principalmente aqueles encontrados em peixes oleosos, podem ajudar a manter um coração saudável e reduzir o risco de doenças cardíacas quando consumidos como parte de uma dieta saudável.
As evidências sugerem que as fontes vegetais de ácidos graxos ômega-3 podem não ter os mesmos benefícios na redução do risco de doenças cardíacas que os peixes oleosos. Mas você pode ajudar a garantir uma dieta equilibrada comendo fontes vegetais ricas em ácidos graxos ômega-3.
As fontes de ácidos graxos ômega-3 adequadas para veganos incluem:
- óleo de linhaça moído (linhaça)
- óleo vegetal (colza)
- sementes de chia
- sementes de cânhamo sem casca
- nozes
Você também pode cuidar do seu coração comendo pelo menos 5 porções de uma variedade de frutas e vegetais todos os dias, comendo bastante fibra , reduzindo alimentos ricos em gordura saturada e observando a quantidade de sal que você ingere.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments