Skip to content
alimentos funcionais

A preocupação com a alimentação tem estado cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Por isso, o interesse e a procura por alimentos funcionais vêm aumentando exponencialmente, diante da possibilidade de prevenir doenças e ter uma grande melhoria na qualidade de vida.

Mas muito embora todo mundo já tenha ouvido falar nessa proposta, pouca gente sabe realmente o que significa consumir alimentos funcionais. A boa notícia é que neste post você vai descobrir um bom resumo sobre o que são esses produtos e seus maiores benefícios. Continue com a gente para conferir!

O que são os alimentos funcionais?

Alimentos funcionais são aqueles que apresentam benefícios para a saúde além de suas propriedades nutricionais. Segundo o Ministério da Saúde, podem desempenhar um papel determinante na diminuição do risco de doenças degenerativas e crônicas, como o diabetes e o câncer, entre tantas outras.

Contudo, para que a resposta a esses alimentos seja de fato positiva, é necessário fazer uso regular e por tempo prolongado. Como a maior parte dos componentes benéficos ao organismo está localizada nas verduras, legumes e vegetais, é muito importante aumentar seu consumo em quantidade e variedade. 

Quais são esses alimentos?

O Ministério da Saúde possui uma tabela contendo quais são esses ativos e em quais alimentos são encontrados. Entretanto, ainda que seja difícil listar todos aqui, podemos citar alguns que são mais comuns na dieta dos brasileiros. Veja, a seguir, alguns desses alimentos funcionais:

  • oleaginosas: ricas em ácido linoleico, anti-inflamatório e estimulante do sistema imunológico;
  • vinho tinto: rico em catequinas, redutoras do colesterol; 
  • tomate e pimentão vermelho: ricos em licopeno, antioxidante, redutor do colesterol e que atua na redução do risco de câncer de próstata; 
  • couve-flor: rica em indóis e isotiocianatos, indutores de enzimas que protegem contra o câncer de mama; 
  • frutas cítricas: ricas em flavonoides, vasodilatadores, anti-inflamatórios e antioxidantes.

Além desses alimentos constantes na tabela do Ministério da Saúde, podemos citar ainda os óleos vegetais, como o azeite de oliva e o óleo de coco. 

Fazem parte outros alimentos que atuam no emagrecimento, como o gengibre e a canela, conhecidos por sua ação termogênica, por exemplo.

Quais os benefícios de ingerir alimentos funcionais?

Os alimentos são os responsáveis por oferecer tudo o que nosso corpo precisa para se manter em perfeito funcionamento. É por meio deles que extraímos vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais.

Assim, quando optamos por alimentos funcionais, conseguimos otimizar essa ingestão e contribuímos para que o corpo receba mais, com menos esforço. Ou seja, ao invés de digerir centenas de calorias vazias, oferecemos menor quantidade, porém riquíssimas em tudo de que o organismo precisa!

Dessa forma, além de não sobrecarregarmos nosso corpo, ainda potencializamos sua performance. O resultado será: muito mais disposição e energia para desempenhar as atividades do dia a dia; prevenção de doenças; perda de gordura; e controle de sintomas ligados a diversas patologias.

São muitas vantagens de ingerir alimentos funcionais. Contudo, eles devem fazer parte de um conjunto de ações, como a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável

Portanto, é muito relevante que você consulte um profissional habilitado. Ele prescreverá um plano alimentar personalizado, contendo tudo de que você precisa para atender às suas necessidades.

E você? Já começou a pensar melhor nos alimentos que consome? Para receber muitas dicas e informações valiosas, assine a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo exclusivo todos os dias!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *