Skip to content

Depois do almoço, sempre aparece a vontade de comer uma sobremesa. Em momentos de ansiedade, descontar a tensão em um chocolate também é muito comum.

Mas fazer isso não é nada saudável! Ingerir açúcar em excesso faz mal para a pele, contribui para o ganho de peso e ainda pode acarretar inúmeros problemas de saúde, como a diabetes e aumento da pressão arterial. Não sabe o que fazer para controlar a vontade de comer doces?

Mudar esse costume é mesmo difícil, mas não impossível. E aqui estão 5 dicas para que você consiga alcançar este objetivo de vez!

1. Crie novos hábitos alimentares

Manter uma alimentação equilibrada é a melhor saída para controlar a vontade de comer doces. Se você tem bons hábitos alimentares, logo aprenderá a dar preferência para alimentos saudáveis no lugar de escolher alternativas industrializadas e gordurosas.

Escolha alimentos integrais como opção aos carboidratos comuns, troque doces por frutas com aveias, faça vitaminas naturais e aposte na granola, na linhaça e no iogurte. Faça sucos caseiros sem adição de açúcar e congele, para aproveitar um picolé natural e muito saboroso.

2. Coma mais fibras e proteínas

Em geral, a vontade de comer doces aparece quando não nos sentimos saciados. Portanto, é fundamental investir em alimentos com fibras e proteínas, que garantam essa sensação e ainda sejam bastante nutritivos.

Bons exemplos são os ovos, os peixes e os legumes. No café da manhã ou no lanche da tarde, adicione queijos e derivados do leite. Por fim, não se esqueça de que se hidratar e beber muita água é uma excelente prática para ajudar na absorção dos nutrientes e intensificar a saciedade.

3. Se a vontade de comer doces estiver forte, prefira o chocolate meio amargo

Existem dias em que evitar doces é mesmo mais complicado. Mas não precisa se punir por isso e nem ser muito radical. Basta escolher o chocolate meio amargo para comer, ou ainda outros alimentos que o substituem muito bem.

Ele tem menos calorias e uma quantidade mais baixa de açúcares. Além disso, possui propriedades antioxidantes. Outra opção são os doces com castanhas e as frutas secas, que tem um sabor doce e ajuda a diminuir a rapidez com que o açúcar é absorvido pelo corpo.

4. Pratique exercícios físicos

Nada de levar uma vida parada e sedentária. A prática de exercícios físicos é uma excelente aliada na hora de esquecer a compulsão por doces.

Isso porque as atividades físicas nos ajudam a liberar hormônios como a serotonina. Eles são responsáveis pela sensação de bem-estar, a mesma que aquele chocolate muito calórico proporciona.

5. Mantenha a dieta organizada

Se você fica muito tempo sem ingerir alimentos, é natural que a vontade de comer doce surja com tudo. Sendo assim, mantenha uma dieta organizada, na qual você consuma algum alimento saudável pelo menos de três em três horas.

Isso contribui para que seu organismo e metabolismo funcionem direito. Além do mais, faz com que seu corpo receba toda a carga nutricional adequada e não incomode mais incentivando um consumo indevido de açúcar. Assim, você faz substituições adequadas e passa a ter uma alimentação sempre em dia!

Gostou das dicas? Curta a página da UnicPharma no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos para cuidar da saúde.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *