Carboidratos (ou carboidratos para abreviar) são quebrados em açúcares dentro do corpo…
A preocupação com a alimentação tem estado cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Por isso, o interesse e a procura por alimentos funcionais vêm aumentando exponencialmente, diante da possibilidade de prevenir doenças e ter uma grande melhoria na qualidade de vida.
Mas muito embora todo mundo já tenha ouvido falar nessa proposta, pouca gente sabe realmente o que significa consumir alimentos funcionais. A boa notícia é que neste post você vai descobrir um bom resumo sobre o que são esses produtos e seus maiores benefícios. Continue com a gente para conferir!
O que são os alimentos funcionais?
Alimentos funcionais são aqueles que apresentam benefícios para a saúde além de suas propriedades nutricionais. Segundo o Ministério da Saúde, podem desempenhar um papel determinante na diminuição do risco de doenças degenerativas e crônicas, como o diabetes e o câncer, entre tantas outras.
Contudo, para que a resposta a esses alimentos seja de fato positiva, é necessário fazer uso regular e por tempo prolongado. Como a maior parte dos componentes benéficos ao organismo está localizada nas verduras, legumes e vegetais, é muito importante aumentar seu consumo em quantidade e variedade.
Quais são esses alimentos?
O Ministério da Saúde possui uma tabela contendo quais são esses ativos e em quais alimentos são encontrados. Entretanto, ainda que seja difícil listar todos aqui, podemos citar alguns que são mais comuns na dieta dos brasileiros. Veja, a seguir, alguns desses alimentos funcionais:
- oleaginosas: ricas em ácido linoleico, anti-inflamatório e estimulante do sistema imunológico;
- vinho tinto: rico em catequinas, redutoras do colesterol;
- tomate e pimentão vermelho: ricos em licopeno, antioxidante, redutor do colesterol e que atua na redução do risco de câncer de próstata;
- couve-flor: rica em indóis e isotiocianatos, indutores de enzimas que protegem contra o câncer de mama;
- frutas cítricas: ricas em flavonoides, vasodilatadores, anti-inflamatórios e antioxidantes.
Além desses alimentos constantes na tabela do Ministério da Saúde, podemos citar ainda os óleos vegetais, como o azeite de oliva e o óleo de coco.
Fazem parte outros alimentos que atuam no emagrecimento, como o gengibre e a canela, conhecidos por sua ação termogênica, por exemplo.
Quais os benefícios de ingerir alimentos funcionais?
Os alimentos são os responsáveis por oferecer tudo o que nosso corpo precisa para se manter em perfeito funcionamento. É por meio deles que extraímos vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais.
Assim, quando optamos por alimentos funcionais, conseguimos otimizar essa ingestão e contribuímos para que o corpo receba mais, com menos esforço. Ou seja, ao invés de digerir centenas de calorias vazias, oferecemos menor quantidade, porém riquíssimas em tudo de que o organismo precisa!
Dessa forma, além de não sobrecarregarmos nosso corpo, ainda potencializamos sua performance. O resultado será: muito mais disposição e energia para desempenhar as atividades do dia a dia; prevenção de doenças; perda de gordura; e controle de sintomas ligados a diversas patologias.
São muitas vantagens de ingerir alimentos funcionais. Contudo, eles devem fazer parte de um conjunto de ações, como a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável.
Portanto, é muito relevante que você consulte um profissional habilitado. Ele prescreverá um plano alimentar personalizado, contendo tudo de que você precisa para atender às suas necessidades.
E você? Já começou a pensar melhor nos alimentos que consome? Para receber muitas dicas e informações valiosas, assine a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo exclusivo todos os dias!
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments