Skip to content

Chá preto é capaz de amenizar o estresse

Pesquisadores do University College London (Inglaterra) comprovaram que o chá preto – bebida predileta dos ingleses e de muitos povos árabes – diminui o nível de cortisol no sangue, hormônio responsável pelo estresse, aliviando os sintomas da doença.

O estudo observou 75 pessoas, que foram divididas em dois grupos. Um grupo tomou o chá, enquanto o outro tomou um placebo cafeinado com sabor semelhante.

Todos os participantes foram submetidos a situações de forte tensão e tiveram o nível de cortisol e a pressão arterial monitorados durante os episódios simulados no próprio laboratório. Cerca de 50 minutos depois do susto, foi verificada a queda de até 47% do nível de cortisol no sangue dos voluntários que haviam ingerido o chá e apenas 20% de redução nas pessoas que consumiram a solução de placebo.

Os cientistas acreditam que o resultado da pesquisa é importante para o tratamento e controle do estresse , pois age diretamente nos hormônios causadores do problema, sem, contudo, necessitar de medicamentos pesados, até então utilizados no tratamento da doença.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *