Skip to content
caspa

Bastante comum, a caspa é a condição que provoca o surgimento de escamas no couro cabelo. Sendo algo que incomoda muito, afeta quase metade da população mundial. Assim, até hoje não se sabe totalmente a causa da inflamação, que tem inúmeros fatores causadores.

Assim, a caspa pode ter origem genética ou pode acabar sendo desencadeada por alergias, fadiga ou até estresse emocional. Além disso, baixas temperaturas, álcool, medicamento e excesso de oleosidade também podem ser os grandes responsáveis pelo aparecimento.

Geralmente, a pele do couro cabeludo consegue eliminar as caspas por descamação das células velhas. Dessa forma, esse processo, às vezes, acaba-se nem percebendo, pois são células minúsculas. Na maioria das vezes, as caspas são secas e não tende a provocar a queda de cabelos. Além disso, acomete mais pessoas com cabelos oleosos.

Para prevenir, é indicado que se lave os cabelos com água morna, evitando a quente. Além disso, deve-se secar bem com o secador. Não arranhe o couro cabelo com a unha e o massageie ao lavar apenas com a polpa dos dedos. Siga uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos e açucarados.

Enquanto isso, para controlar, use xampus específicos, com princípios ativos. Dessa maneira, os mais indicados são os que possuem zinco, cetoconazol, selênio, alcatrão e ácido salicílico. Dessa forma, se a descamação for muito forte, consulte um médico ou dermatologista.

Foto destaque: Divulgação/UOL

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *