Skip to content
vitamina k

Responsável por evitar hemorragias e fortalecer os ossos, a vitamina K tem diversas funções no organismo. Geralmente presente em vegetais verde escuros, podem-se encontrar a vitamina em brócolis, couve e espinafre.

Além de participar da coagulação sanguínea, a vitamina K também pode aumentar a fixação do cálcio na massa óssea. No entanto, esses alimentos costumam ser evitados por pessoas que usam medicamentos anticoagulantes para evitar infarto ou AVC.

Para que serve a vitamina K?

Muito importante para o organismo, tem como principal função a sua interferência na coagulação sanguínea. Dessa maneira, controla a síntese de proteínas (fatores de coagulação), controlando sangramentos. Além disso, favorece a cicatrização.

Ainda, a vitamina ajuda na melhora da densidade óssea. Dessa forma, estimula uma maior fixação do cálcio nos ossos e dentes. Assim, previne a osteoporose. Por fim, ajuda na saúde dos vasos sanguíneos, dando maior elasticidade aos mesmos. Para ter melhores resultados, precisa-se uma boa ingestão de cálcio na dieta.

Quais são os tipos?

Existem três tipos de vitamina K: K1, K2 e K3. A primeira pode-se encontrar nos alimentos, sendo a responsável pela coagulação. Enquanto isso, a flora bacterina produz a K2. Dessa forma, esta ajuda na formação dos ossos e na saúde dos vasos sanguíneos. Por fim, a vitamina K3 acabou sendo produzida em laboratório.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *