Skip to content
Artérias e veias: qual a diferença?

Artérias e veias são os principais vasos sanguíneos de nosso corpo. As artérias são a “via rápida”, bombeando enormes volumes de sangue a altas pressões para fornecer aos nossos órgãos o oxigênio de que precisam; as veias são a lenta “via de retorno”, onde o sangue retorna ao coração depois que seu oxigênio se esgota.

Existem algumas diferenças importantes entre artérias e veias. As artérias têm paredes grossas e musculosas para permitir sua ação de bombeamento; eles também estão localizados profundamente sob a pele , para evitar lesões. As veias, por outro lado, têm paredes mais finas e estão localizadas perto da pele, porque ferir uma veia não é tão catastrófico.

Apesar de suas diferenças, ambos têm revestimentos endoteliais que monitoram e regulam a química do sangue. As células endoteliais, por exemplo, podem ser responsáveis ​​por “dizer” às artérias para se contraírem ou relaxarem dependendo das necessidades do corpo. Eles também controlam a liberação de água, eletrólitos e outras substâncias no sangue.

Artérias e veias ok, mas e o endocárdio?

O “endocárdio” é o revestimento epitelial do coração. Seu nome vem literalmente das palavras gregas para “dentro” e “coração”. Ele desempenha todos os mesmos papéis importantes dentro do coração que outras áreas do endotélio; mas tem uma importância especial, pois protege o órgão que torna possível o resto da vida do corpo.

Os cientistas acreditam que o endocárdio controla o fluxo de substâncias entre o sangue e o coração, evitando que substâncias nocivas, como bactérias do sangue, danifiquem esse órgão vital.

Foto Destaque: Reprodução/Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *