Skip to content
Mãe: os benefícios da maternidade... feliz dia das mães!

Qualquer mãe lhe dirá que a maternidade é repleta de alegrias indescritíveis. Mas ainda vem com sua cota de lutas, desde preocupação até dormir tão pouco que você chora à menção de “dormir na cama”. Porém, como a ciência nos diz, os aspectos positivos da maternidade parecem superar muitos dos negativos.

Quer você mesma seja mãe ou apenas queira saber como sua própria existência beneficiou sua mãe. Assim, aqui no Blog da Unic estão razões pelas quais a maternidade é oficialmente incrível… Feliz Dia das Mães!

Menor risco de câncer

Foi demonstrado que a maternidade diminui suas chances de desenvolver vários tipos de câncer. A Cancer Research UK relatou que a amamentação reduz o risco de contrair câncer de mama. Talvez porque altere as células dos seios, tornando-os mais resistentes à doença.

Além disso, a Universidade de Oxford mostrou que o risco de uma mulher desenvolver câncer de ovário é reduzido a cada filho que ela tem. Enquanto estudos sobre câncer de útero mostram que ter filhos reduz o risco de desenvolvê-lo em mais de um terço. Assim, reduzindo ainda mais a cada filho que você tem.

Mais feliz na meia-idade

Embora vários estudos tenham mostrado que ser mãe não necessariamente o torna mais feliz, especialmente nos primeiros anos, parece que ter filhos adultos pode afetar positivamente seu bem-estar.

Um estudo de 2011 publicado na revista Population and Development Review mostrou que, a partir dos 40 anos, quanto mais filhos uma pessoa tem, mais feliz ela é.

Melhor memória

Embora estejamos mais propensos a associar a gravidez a efeitos negativos no corpo (leia-se: ganho de peso e estrias), descobrimos que o parto oferece um benefício incrível: um cérebro maior.

Ou seja, um estudo da University of Western Ontario revelou que a gravidez aumenta a quantidade de massa cinzenta em nosso cérebro, o que pode melhorar sua memória. Tanto para ‘cérebro de bebê’, hein?

Maior expectativa de vida

Também parece que ter filhos pode ajudar as mulheres a viver mais, mas (e aqui está o problema) apenas se você der à luz um pouco mais tarde na vida.

Um estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em San Diego, revelou que as mulheres que têm seu primeiro filho após os 25 anos têm uma chance 11% maior de chegar aos 90 anos.

Foto Destaque: Divulgação / Getty Images 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *