Quais são os perigos da tuberculose? - Blog Unicpharma
IStock 1034982962

Quais são os perigos da tuberculose?

Atuberculose é uma das doenças infecto-contagiosas que mais causam mortes no Brasil. Segundo divulgado pelo Ministério da Saúde, aproximadamente 70 mil novos casos são notificados anualmente. 

A doença é provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou, como também é conhecida, bacilo de Koch. O contato ocorre principalmente em locais fechados e pouco ventilados e a transmissão, via espirros, respiração e tosse. 

Embora possa atingir outros órgãos, a tuberculose acomete principalmente os pulmões. Os casos mais comuns da doença são em pacientes portadores de HIV e que apresentam sérios danos imunológicos. 

Como a tuberculose é transmitida?

A transmissão do bacilo de Koch é feita pelo ar, durante a inalação de partículas provenientes da fala, tosse ou espirro de um indivíduo infectado. Ambientes fechados, com pouca ventilação e luz solar são propícios para isso. 

Ao contrário do que muitos pensam, a tuberculose não se transmite por objetos compartilhados, como talheres e copos. 

Quais são os sintomas da tuberculose?

Tosse seca por mais de três semanas é o sintoma mais aparente da tuberculose. Porém, existem outros que também merecem a sua atenção. Veja abaixo quais são: 

  • Febre;
  • Suor noturno excessivo;
  • Falta de apetite e emagrecimento;
  • Cansaço;
  • Fadiga. 

Em casos mais graves, o escarro com sangue também é comum. 

Caso você ou algum familiar apresente sinais de tuberculose, é de extrema importância consultar um médico especialista, como o pneumologista. 

Como é feito o diagnóstico da tuberculose?

O diagnóstico da tuberculose é feito por exames bacteriológicos, como a baciloscopia, o teste rápido molecular para tuberculose e a cultura para micobactéria. Além do exame de imagem de radiografia do tórax e a análise do catarro. 

Todos os exames devem ser realizados em pacientes que apresentam os sintomas característicos da doença. 

Como funciona o tratamento da tuberculose?

O tratamento da tuberculose dura seis meses. E nesse período o paciente deve ser medicado com 4 remédios diferentes: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. 

É importante que o indivíduo infectado siga o tratamento à risca. Todo paciente que segue as recomendações médicas é curado da doença. 

Como prevenir-se da tuberculose?

É essencial manter-se afastado de espaços fechados, sem ventilação e luz solar para evitar o contágio. 

O alerta maior vai para todos os pais de recém-nascidos. É imprescindível que o seu filho, ou sua filha, seja vacinado (a) com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) até os 4 primeiros meses de vida. Fique atento. 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *