Câncer de pele, de mama e de boca: como se prevenir dos principais tipos da doença - Blog Unicpharma
Dermatologist Examining Patient For Signs Of Skin Cancer

Câncer de pele, de mama e de boca: como se prevenir dos principais tipos da doença

Ocâncer caracteriza-se pelo crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos. Ao todo, existem mais de 100 tipos da doença. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando o tumor se dá pelo crescimento do número de células, ele é chamado de neoplasia. 

A neoplasia benigna raramente tem risco de morte. Ela cresce em um local específico de forma lenta e se aparenta muito aos tecidos originais. Já a neoplasia maligna, que é o câncer, tem alto risco de morte a curto, médio ou longo prazo. E o seu crescimento é desordenado e mais agressivo e incontrolável.  

Entre os cânceres mais comuns estão o de pele, o de mama e o de boca. Para ficar atento, separamos algumas formas de prevenir cada um deles. Veja abaixo: 

Câncer de Pele: como prevenir?

De acordo com o Hospital de Câncer de Barretos, o câncer de pele é o mais comum entre a população mundial. Seu principal sintoma é o aparecimento de qualquer lesão na pele com aspecto de mancha, nódulo ou tumor. 

Para evitar o câncer de pele, é importante seguir algumas recomendações médicas. Veja abaixo 5 delas: 

  • Evite se expor ao sol entre às 10h e 16h; 
  • Use protetor solar com o Fator de Proteção Solar (FPS) a partir de 30;
  • Reaplique o protetor a cada 2 ou 3 horas – até mesmo aqueles que são “à prova d’água”; 
  • Utilize bonés, chapéus, roupas compridas e óculos escuros quando se expor ao sol;
  • Procure sempre locais com sombra para descansar. 

O tratamento da doença é realizado por meio de cirurgias. Em casos mais avançados, é necessária a utilização de radioterapia e quimioterapia. 

Câncer de Mama: como prevenir?

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras. 

Entre os sintomas da doença estão o aparecimento de um nódulo fixo e, na maioria dos casos, indolor, pele da mama avermelhada ou retraída, alterações no bico do peito, pequenos caroços nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.  

É importante que o auto diagnóstico seja realizado pela mulher, sempre que ela estiver confortável para isso. Cerca de 80% dos tumores são descobertos pela própria pessoa. Veja abaixo um passo a passo de como realizar o autoexame em frente ao espelho:

Caso sinta algum nódulo ou sintoma aparente, procure um ginecologista. O diagnóstico precoce é fundamental para prevenir o desenvolvimento da doença. Em alguns casos, o exame de mamografia é solicitado.  

Câncer de Boca: como prevenir?

O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. É importante observar gengivas, bochechas, língua e as regiões do céu da boca e embaixo da língua. 

Entre os sinais de aparecimento da doença estão lesões nos lábios ou dentro da boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Em casos mais avançados, dificuldades na fala e na mastigação também são notados. 

Para prevenir o câncer de boca, é importante tais recomendações abaixo:

  • Boa rotina de alimentação, rica em nutrientes, vitaminas e fibras;
  • Não consumo de bebidas alcoólicas e cigarros;
  • Excelente higiene oral. 

Para prevenir estes e quaisquer outros tipos de câncer, é essencial ficar atento aos seus sintomas. O diagnóstico precoce é imprescindível para a não evolução dos tumores. 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *