Skip to content

Cabelo branco em jovens é normal?

O problema pode ser genético ou aparecer em função de doenças ou do seu estilo de vida

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em geral, o cabelo branco costuma aparecer entre 35 e 45 anos para os caucasianos (indivíduos com a pele branca), entre 45 e 55 para os orientais e após os 55 anos para os negros. Quando isso acontece antes do esperado, passa a ter um nome específico: canície.

Cabelo branco é questão de genética

A pessoa jovem que tem cabelo branco costuma carregar isso como uma herança familiar. É comum que essa condição se instale por conta de uma versão alterada do gene que regula a produção de melanina (substância que dá cor ao cabelo e à pele também).

A canície acontece da seguinte maneira: há uma diminuição na atividade de uma enzima chamada tirosinase. Esse processo causa o envelhecimento dos melanócitos, que produzem os dois tipos de melanina que atuam na composição capilar: a eumelanina (pigmento dos fios castanhos e pretos) e a feomelanina (pigmento dos castanho-avermelhados e loiros). É o envelhecimento desses melanócitos que deixa o cabelo branco.

Conheça outras causas

O cabelo branco em jovens pode ocorrer por motivos que vão além da genética. De acordo com especialistas da SBD, fatores externos como estresse, poluição, alimentação desequilibrada e exposição contínua e desprotegida à radiação solar também podem causar o problema. Isso porque esses são fatores que estimulam o surgimento de radicais livres que comprometem a síntese de melanina, alterando a cor do cabelo.

Voltando a falar de causas internas, os dermatologistas lembram que doenças como tireoidites e anemia perniciosa também podem deixar o cabelo branco precocemente. Então, se você se identifica com o problema, vale consultar um médico. A coloração do cabelo em si não é prejudicial à saúde, mas se for alterada por uma doença pré-existente, é preciso fazer um tratamento específico.

Como cuidar do cabelo branco

Adotar o cabelo branco como parte do estilo pessoal tem sido a opção de muita gente. Pensando em ajudar essas pessoas a mantê-lo sempre saudável e bonito, a SBD separou algumas dicas.

Mas, antes, é importante saber que, além de dar cor ao cabelo, a melanina também é importante para a proteção direta e indireta das proteínas capilares. No caso do cabelo branco, os fios passam a ser compostos por ar. Com isso, além de perder a fotoproteção natural, eles ganham o famoso efeito frizz, ou seja, ficam arrepiados com mais facilidade.

Assim, os especialistas da SBD recomendam que você intensifique a hidratação, use xampus e condicionadores de cor cinza ou roxa (que neutraliza o tom amarelado que o cabelo branco tende a ganhar) e invista na proteção solar, especialmente com o uso de produtos específicos e chapéus. 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *