Skip to content

10 cuidados essenciais com a saúde ocular

60% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados com medidas preventivas e diagnóstico precoce de doenças oculares

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio de visão. 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual que, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados. Para ajudar você a manter a saúde ocular, aí vão 10 dicas importantes.

1 – Evite coçar os olhos

Esfregar os olhos costuma ser um hábito instintivo. Se isso acontece com frequência, pode resultar em problemas oculares. De acordo com especialistas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a estrutura dos olhos é muito frágil e, ainda que não pareça, a pressão exercida pelo ato pode provocar lesões e doenças graves. Além disso, como as mãos têm impurezas, podem levar bactérias para os olhos, causando conjuntivite. Se a sensação de coceira for persistente, procure um oftalmologista.

2 – Cuidado com a maquiagem

Além de trazer prejuízos para a pele, incentivando o envelhecimento precoce, dormir sem remover a maquiagem pode afetar a saúde ocular, causando irritação e até inflamação ocular. Usar cosméticos fora da validade ou emprestar produtos de amigas também pode ser ruim para os olhos, favorecendo a transmissão de microrganismos que causam doenças. Outra recomendação dos especialistas da CBO é usar produtos antialérgicos e sem conservantes e limpar regularmente os pincéis e escovas de maquiagem, para evitar a proliferação de bactérias.

3 – Mantenha o diabetes controlado

O excesso de glicose circulando no sangue é ruim para todo o organismo, incluindo os olhos. De acordo com o Ministério da Saúde, problemas de visão são comuns em quem é diagnosticado com diabetes. Para essas pessoas, as medidas de proteção à saúde ocular são ainda mais importantes, já que há risco de elas desenvolverem a chamada retinopatia diabética. O único sintoma da doença é a vista embaçada: algo que pode parecer inofensivo, mas que pode provocar hemorragia interna e até mesmo cegueira reversível, de acordo com a CBO.

4 – Pare de fumar

Que o cigarro é altamente nocivo para a saúde, todo mundo sabe. No que diz respeito especificamente aos olhos, os especialistas explicam que o tabagismo está associado a problemas como degeneração macular, catarata e danos no nervo óptico. Esse último é capaz de causar cegueira irreversível. Então, vale repensar o hábito e até procurar ajuda médica para deixar de fumar de uma vez por todas!

5 – Cultive bons hábitos de vida

Incluir exercícios físicos na rotina, manter-se dentro do peso ideal para a sua altura e idade, seguir uma alimentação rica em nutrientes são hábitos que também protegem a saúde ocular. De acordo com os especialistas, essas medidas são fundamentais para que vitaminas e minerais que previnem danos celulares cheguem, em quantidade suficiente, aos olhos. Veja que sempre existem vantagens em seguir um estilo de vida saudável e elas nem sempre estão relacionadas ao peso corporal.

6 – Mantenha os olhos limpos

Pelo menos uma vez por dia, dedique um tempo para higienizar a área ao redor dos olhos. Pálpebras, cílios e os cantos dos olhos devem ter impurezas e secreções secas removidas regularmente. Isso pode evitar coceiras, irritações e até conjuntivite. A recomendação dos especialistas é limpar a área com hastes flexíveis umedecidas com creme de limpeza apropriado para os olhos. Na hora do banho, fazer o enxágue com massagens leves na parte externa dos olhos também é aconselhável.

7 – Pisque mais os olhos

Piscar é um ato involuntário, mas que tem papel importante na saúde ocular. Quando você faz isso com frequência, lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos e, de quebra, previne problemas que comprometem a visão, como coceira e irritações mais sérias. Especialmente se você fica muito tempo no computador, vale se programar não só para piscar mais, mas também para fazer pausas regulares ao longo do dia, pensando em manter os olhos fechados por um tempo.

8 – Cuidado com as lentes de contato

Antes e depois de manusear as lentes de contato, lave bem as mãos e higienize as lentes com produtos sugeridos pelo seu oftalmologista. Os especialistas ainda lembram que a limpeza do estojo também é essencial e deve estar em dia, para evitar contaminações e posteriores infecções oculares. Lembrando que as lentes de contato têm prazo de validade e devem ser substituídas regularmente, sempre com orientação do médico.

9 – Coma mais peixes

O peixe é um alimento rico em ômega 3 e fonte das vitaminas A, B,D e E, que são essenciais para a saúde ocular. Quando consumidos regularmente, esses nutrientes combatem o envelhecimento precoce das estruturas oculares e fortalecem o globo ocular, proporcionando uma visão mais clara e menos risco de você sofrer com a degeneração macular — problema que pode causar cegueira irreversível.

10 – Atualize as consultas médicas

De acordo com o Ministério da Saúde, a visão é um dos mais importantes meios de comunicação: cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por meio dos olhos. Por isso, a saúde ocular merece atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista não só para a realização de exames preventivos, mas para a detecção precoce de alterações. Isso pode fazer toda a diferença para se evitar a cegueira. 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *