Skip to content

H. pylori: o que é e como tratar?

A contaminação pela bactéria é comum e não costuma causar sintomas específicos

  1. pylori, é uma bactéria comumente encontrada no estômago. Estima-se que aproximadamente metade da população mundial esteja infectada, mas a grande maioria das pessoas não tem qualquer sintoma nem vai desenvolver um problema de saúde. Ainda assim, a H. pylori não é inofensiva.

O que a bactéria pode causar

A presença da H. pylori no estômago pode estar associada com o surgimento de problemas gastrointestinais como úlceras gástricas (no próprio estômago) e duodenais (na parte inicial do intestino delgado). Menos comumente, pode causar câncer.

De acordo com o Ministério da Saúde, não se sabe por que algumas pessoas desenvolvem problemas e outras, não. Em todo caso, isso só reforça a necessidade de manter os exames médicos em dia. Especialmente a endoscopia, que é o procedimento mais utilizado para identificar doenças de estômago.

Como acontece a infecção

A transmissão de H. pylori ocorre por meio do consumo de água e alimentos contaminados, além do contato com a saliva ou material fecal de uma pessoa que esteja contaminada.

Quando a bactéria invade o organismo, provoca uma ativação do sistema imunológico. Nesse processo, o estômago fica cheio de células inflamatórias, que enfraquecem o seu revestimento de proteção. Isso permite que os sucos digestivos, que são bem ácidos, ataquem as paredes do órgão, dando origem às úlceras.

Nesse estágio, a contaminação por H. pylori passa a ter sintomas como dor ou queimação no abdômen, náuseas, perda de apetite, arrotos frequentes, inchaço abdominal, perda de peso não intencional.

Como é o tratamento contra H. pylori?

Tanto o diagnóstico quanto o tratamento da infecção por H. pylori devem ser sempre discutidos com um médico.

Se você se identifica com os sintomas, deve procurar um gastroenterologista. Esse é o profissional que vai solicitar exames específicos para detectar não só as úlceras, mas a bactéria em si. Em geral, são feitos exames de sangue, de fezes, além da própria endoscopia.

De acordo com especialistas do Ministério da Saúde, o tratamento pode ser feito com antibióticos e dura de 7 a 14 dias. Estima-se que os índices de erradicação da H. pylori ultrapassem 90%, ou seja, o tratamento costuma ser bastante eficiente.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *