Skip to content

Cuidados com próteses dentárias

Usadas para substituir os dentes, elas também precisam de cuidados específicos de manutenção

Próteses dentárias ou as popularmente conhecidas dentaduras são usadas para substituir dentes perdidos e podem ser colocadas e retiradas da boca sempre que houver necessidade.

De aparência mais natural e mais confortáveis do que eram antigamente, as próteses dentárias são feitas individualmente por um dentista e por um protético a partir de moldagens tiradas da boca do paciente.

Conheça os principais tipos

Para que se acomodem bem à cavidade bucal, permitindo que a pessoa mantenha os hábitos de vida, as próteses dentárias se adequam a diferentes finalidades e situações. Saiba mais sobre os principais tipos:

  •         Prótese dentária total convencional: é instalada na boca após todos os dentes terem sido extraídos e o tecido estar cicatrizado. A cicatrização pode levar meses e, durante esse tempo, a pessoa fica sem os dentes (o que pode não ser tão interessante).
  •         Prótese dentária imediata: é colocada imediatamente após a extração dos dentes, evitando que a pessoa fique sem os dentes. No entanto, precisa ser ajustada ao longo de muitos meses até que fique perfeita na boca. Isso porque o osso que apoia os dentes modifica sua forma durante a cicatrização do tecido, fazendo com que a prótese fique solta.
  •         Prótese dentária parcial: é aquela que se apoia em uma estrutura de metal presa aos dentes naturais. Muitas vezes, as coroas são colocadas em um dente natural e serve de apoio para a prótese.

Cuidados essenciais com próteses dentárias

Para que se mantenham conservadas e bem adaptadas à cavidade bucal, as próteses dentárias pedem alguns cuidados no dia a dia. A Associação Dental Americana indica os mais importantes:

Limpeza caprichada

Escove a prótese todos os dias para remover restos de alimento e evitar a formação de placa. A escovação ajuda a evitar que a peça adquira manchas permanentes.

Para uma higiene adequada, segure a prótese nas mãos, com cuidado para não derrubar a peça, e use uma escova dental especialmente projetada para esse tipo de limpeza.

Comece enxaguando a prótese de forma abundante para a remoção das partículas soltas de alimentos. Molhe a escova e aplique o limpador. Escove todas as superfícies da prótese delicadamente para evitar danos ao plástico ou aos acessórios.

Manutenção eficiente

As próteses dentárias podem perder o formato adequado se não forem mantidas em local molhado. Por isso, enquanto a pessoa estiver dormindo, elas devem ser colocadas em solução de imersão ou água.

Importante dizer que alguns tipos de solução podem fazer com que peças metálicas percam o brilho nesse processo. Então, é importante usar um produto que tenha sido indicado pelo dentista.

Evite o “faça você mesmo”

Tentando ajustar ou reparar próteses dentárias em casa, é muito fácil causar danos irreversíveis à sua estrutura. Colas vendidas sem prescrição geralmente contêm substâncias químicas prejudiciais não só à peça em si, mas também à saúde de quem a utiliza.

Se a prótese deixar de se adaptar bem; se quebrar, lascar ou trincar; ou se um dos dentes se afrouxar, é indispensável a consulta ao dentista. Só ele pode fazer os ajustes ou reparos necessários.

Lembrando: uma prótese que não se ajusta precisamente à boca pode causar irritação e até úlceras, comprometendo toda a saúde bucal.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *