Skip to content

Salmão é excelente para incrementar o cardápio sem estragar a dieta

Peixe ameaça o reinado do frango no prato de quem quer perder peso

Observe o prato de alguém que faz dieta para emagrecimento ou simplesmente gosta de manter uma alimentação leve e equilibrada e perceba que, na grande maioria das vezes, a carne consumida é o frango, de preferência grelhado. Pois ele é mesmo um grande aliado para quem quer se ver longe dos quilos a mais.

Além de ser uma boa fonte de proteína e vitamina A, agrega minerais como cálcio, cobre, fósforo e zinco. Mas muitas pessoas estão substituindo o clássico franguinho grelhado pelo salmão. Por ser um alimento frequentemente recomendado por médicos por seu alto valor nutricional, o peixe ganha espaço nos supermercados, nos menus de restaurantes e na cozinha de casa.

Salmão x frango
O salmão tem uma grande variedade de efeitos benéficos à saúde, porém, é mais calórico que o frango e pode adiar o desejo de afinar a cintura. Pense bem antes de se esbaldar e se jogar no peixinho. Um filé pequeno de 100 gramas contém 165 calorias, enquanto a mesma porção de frango contém 110 calorias. Vale lembrar também que a carne de frango é pobre em gorduras saturadas desde que seja retirada a pele (essas gorduras são responsáveis pela maioria dos casos de problemas cardíacos).

O salmão é riquíssimo em ômega 3, o que o torna um aliado bastante eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo de alguns tipos de câncer. Estudos realizados pela Associação Americana do Coração indicam que o consumo de peixe pode reduzir o risco de um indivíduo sofrer um ataque cardíaco em até 80%.

O ideal para quem busca seguir uma rotina alimentar saudável, segundo especialistas, é alternar frango e salmão em sua dieta, dessa forma contemplará o seu organismo num dia com uma carne menos calórica, no caso o frango, e no outro dia com uma carne mais “pesada”, porém com comprovados benefícios ao sistema cardiovascular.

E há ainda a questão econômica: o custo do salmão é salgado, o que torna seu preço bem superior do que o cobrado por seu principal rival.

Motivos para comer carne de frango:
– Rica em vitaminas: principalmente nas do complexo B, como a B2 e B12, essenciais para o metabolismo celular. Também são importantes para a pele, o estômago, intestino, olhos, boca e fígado.

A falta dessas vitaminas leva à fraqueza muscular, anorexia, lesões na pele, entre outros males.

– Fonte de Ferro: mesmo que em menor quantidade em relação à carne bovina, o frango também possui ferro, fundamental no combate das anemias.

Motivos para comer carne de salmão:

– Rico em ômega 3: atua como um anti-inflamatório natural, reduz os níveis de triglicérides, prevenindo os riscos de doenças do coração.

– Fonte de nutrientes: Além de possuir uma grande quantidade de ômega 3, o salmão também é uma excelente fonte selênio, niacina, proteínas, vitamina B12, fósforo, magnésio e vitamina B6.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *