Skip to content

A fisioterapia uroginecológica é uma especialidade da fisioterapia que tem como objetivo tratar várias alterações relacionadas ao assoalho pélvico, como incontinência urinária, fecal, disfunção sexual e prolapsos genitais, por exemplo, melhorando a qualidade de vida e o desempenho sexual.

Os músculos que constituem o assoalho pélvico têm como objetivo controlar a urina e as fezes e sustentar vários órgãos, mas devido ao envelhecimento, doenças, cirurgias ou partos múltiplos, os músculos perdem força e resultam em vários problemas que podem ser bastantes desconfortáveis e, até mesmo, limitantes. Dessa forma, a fisioterapia ginecológica é realizada para fortalecer esses músculos e tratar essas alterações.

A fisioterapia uroginecológica pode ser feita com o auxílio de vários recursos de acordo com o objetivo do tratamento, podendo ser utilizada eletroestimulação, biofeedback ou exercícios específicos.

Para que serve

A fisioterapia uroginecológica tem como objetivo fortalecer os músculos pélvicos de modo a trazer benefícios para a saúde. Assim, esse tipo de fisioterapia pode ser recomendado no caso de:

  • Incontinência urinária e fecal, sendo essas as principais razões pelas quais esse tipo de fisioterapia é realizado.
  • Prolapsos genitais, que corresponde à descida dos órgãos pélvicos, como bexiga e útero, por exemplo, devido ao enfraquecimento dos músculos.
  • Dor pélvica, que pode acontecer devido à endometriose, dismenorreia ou durante a relação sexual;
  • Disfunções sexuais, como anorgasmia, vaginismo, dor durante a relação sexual e, no caso dos homens, disfunção erétil e ejaculação precoce;
  • Constipação intestinal, que também pode acontecer devido a disfunções do assoalho pélvico.

Além disso, a fisioterapia uroginecológica pode se útil na preparação para o parto e na recuperação pós-parto, pois permite que a mulher assimile as modificações do seu corpo e facilita a recuperação após o parto. No entanto, é preciso que esse tipo de fisioterapia seja feito com acompanhamento de um profissional qualificado e é contra-indicado para mulheres que tenham algum problema na gravidez.
A fisioterapia uroginecológica também é recomendado para pessoas que foram submetidas a cirurgias pélvicas, pois auxiliam na sua reabilitação, mas também pode ser realizada de forma preventiva.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *