Skip to content

Sete cuidados contra erros no preenchimento facial

Rosto inchado, perda da expressão facial e hematomas são riscos da técnica mal feita

Disfarçar as marcas da idade, incluindo as linhas de expressão, é preocupação cada vez mais comum – não só porque a juventude é bastante valorizada, mas porque o desenvolvimento da indústria estética oferece soluções eficientes e com custos que se ajustam a vários tipos de orçamento. Na prevenção, o uso de filtro solar e de cremes com ativos que estimulam a produção e colágeno continuam imbatíveis. O preenchimento facial, por sua vez, é alternativa para quem já tem o que esconder.

Aplicações que não duram mais de vinte minutos apagam rugas e sulcos que demoraram anos para se formar, dão mais firmeza para as maçãs do rosto e devolvem o volume dos lábios. Mas, para garantir esses resultados, uma série de cuidados é essencial – deixa-los de lado pode custar a perda da expressão facial, inchaço e até inflamações. “Há quem se impressione com a transformação e acaba caindo no exagero”, afirma o dermatologista Moises Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Evite problemas como esses tomando sete cuidados indicados pelos especialistas.

Procure um profissional habilitado

Nada de fazer preenchimento facial em qualquer lugar ou com gente que nem é habilitada para isso. “A técnica tem que ser feita no consultório do dermatologista, preferencialmente associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia”, diz o dermatologista Moises. Um profissional que não tiver os requisitos para fazer a aplicação, pode aplicar o produto no ponto inadequado, usar fórmulas de baixa qualidade ou ceder aos pedidos exagerados do paciente.

Evite as alergias

Polimetilmetaacrilato (PMMA), colágeno, gordura: muitas substâncias podem ser usadas para o preenchimento, mas o dermatologista Moises indica o ácido hialurônico como a mais eficiente. Dentre as vantagens do produto, está a baixa incidência de alergias que ocorre no seu uso. Isso acontece porque esta substância está naturalmente presente no organismo, preenchendo o espaço entre as células. Já o PMMA, por exemplo, é uma substância completamente estranha ao corpo humano.

Fuja do excesso

Muitos pacientes aplicam mais preenchimento do que a pele precisa, perdendo o contorno dos lábios ou ficando com eles inchados demais. “O médico deve devolver ao paciente apenas aquele volume que foi perdido pelo envelhecimento e não acrescentar volume extra”, afirma o dermatologista Moises.

Fracione as aplicações e use pequenas doses

O segredo está em fazer aplicações de pequenas doses e fracionar as sessões em pelo menos duas visitas. Fazendo o procedimento aos poucos, fica mais fácil notar excessos. Além disso, passado o inchaço após a aplicação inicial, dá para diferenciar os pontos em que ainda é necessária a aplicação daqueles onde as rugas já foram embora.

Opte por produtos de duração menor

O ácido hialurônico, tratamento preferencial para o tratamento de rugas e sulcos, dura de seis a 18 meses. Se você está incomodada com o resultado do preenchimento, parece muito tempo, mas certamente é melhor que passar por uma cirurgia para a retirar o produto, como acontece com o PMMA.

Apele para a reversão

Se você definitivamente não gostou do resultado, não precisa se desesperar. Os tratamentos para preencher rugas e sulcos têm reversão, até mesmo se feitos com o polimetilmetaacrilato (PMMA), de efeito definitivo. Já produtos temporários, como o ácido hialurônico, têm antídotos mais brandos, que agem em 24 horas. Não tenha vergonha de se arrepender. Se você está descontente com o resultado, converse com o seu médico e procure uma solução.

Cuide depois

O preenchimento facial pode deixar alguns hematomas. Isso acontece porque as agulhas podem machucar algum vaso sanguíneo de pequeno calibre. O resultado é um sangramento que se transforma numa manchinha roxa no seu rosto. Mas o problema some em alguns dias e, para acelerar a recuperação, o dermatologista Cláudio Mutti dá a dica: “Faça a aplicação de gelo no local – que ajuda na reabsorção do hematoma – ou converse com o médico e peça uma pomada para acelerar a recuperação”.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *