O que é um prolapso cardíaco? - Blog Unicpharma
Cardiologia

O que é um prolapso cardíaco?

Em geral, o problema não tem sintomas nem afeta a saúde, mas precisa ser diagnosticado

Dentro do coração, existe uma estrutura chamada válvula mitral, que ajuda o sangue a circular adequadamente dentro do órgão.
Quando essa válvula não se fecha por completo depois da passagem do sangue, acontece o prolapso cardíaco.
O problema pode ser causado por vários fatores diferentes e afetar qualquer pessoa, em qualquer idade – embora seja mais frequente em mulheres.
O histórico familiar e algumas doenças como as renais, escoliose, distrofia muscular, osteogênese imperfeita e determinadas síndromes podem favorecer o aparecimento do prolapso cardíaco.
Na maioria dos casos, essa condição é inofensiva. Tanto que é muito comum que as pessoas passem a vida toda sem ter um diagnóstico e nem ter a saúde e a qualidade de vida afetadas.
No entanto, o prolapso cardíaco pode aumentar o risco de infecções por bactérias no coração e ter sintomas como refluxo de sangue, arritmia, tonturas, fadiga, falta de ar e dificuldade para respirar.
Esses sintomas, quando aparecem, podem começar de forma leve e evoluir com o tempo, mas tendem a ser mais graves em homens com mais de 50 anos.
Como tanto as causas quanto os sintomas são muito generalistas e variam bastante de uma pessoa para outra, é essencial manter consultas e exames médicos sempre atualizados.
Uma vez diagnosticado o prolapso cardíaco, em geral, são tratados os sintomas (quando existirem) e, raramente é necessário fazer cirurgia para substituir a válvula mitral.
Mas o acompanhamento médico deve acontecer ao longo de toda a vida. Então, é importante descobrir o problema o quanto antes.
Até porque, um prolapso cardíaco sério, quando não tratado, pode evoluir para infecção das válvulas do coração, derrame e desenvolvimento de coágulos sanguíneos em qualquer parte do corpo.

 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *