Skip to content

Facetas de porcelana deixam o sorriso mais bonito

Um dos procedimentos mais avançados e mais abordados em congressos de estética bucal é o uso das facetas de porcelana, consideradas por muitos profissionais como avanço científico do século na área de odontologia e estética. O primeiro relato que se tem sobre elas é do século XX com o Dr. Charles Pincus (1947), considerado o precursor das facetas de porcelana, material composto basicamente por sílica, oxigênio e alumínio.

Mas só em 1983 é que as facetas de porcelana receberam lugar de destaque com Simonsen e Calamia que estudaram a ação do ácido fluorídrico nas técnicas adesivas. O procedimento estético bucal, sempre começa com fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso, radiografias, moldagem para confecção de modelos de estudo, onde as modificações são enceradas permitindo a confecção do mock-up (prévia de como ficarão os dentes), dos provisórios e das facetas propriamente ditas.

“As facetas de porcelana podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa, recuperando também a autoconfiança e auto-estima”

A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:

– da necessidade estética;

– melhora da função mastigatória;

– expectativa do paciente;

– integridade da estrutura dentária remanescente;

– durabilidade.

As facetas de porcelana podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa recuperando também a autoconfiança e auto-estima, já que podem clarear os dentes, corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantas outras indicações.

O tempo entre o preparo e a colocação das facetas é de uma semana ou duas sessões, uma para preparar os dentes, moldar e fazer os provisórios e outra sessão para a cimentação.

São contra indicadas em pacientes portadores de bruxismo, em dentes muito vestibularizados (inclinados em direção á bochecha ou lábio), dentes com desgaste severo do esmalte e dentes decíduos.

Atualmente é o procedimento estético mais procurado por pessoas cujo trabalho está ligado à aparência e muitas vezes o relacionado com a auto-estima. Podemos citar algumas celebridades que aderiram e assumiram esta moda, como : Flavia Alessandra (atriz), Mirella Santos (modelo), Katie Holmes (atriz), a modelo internacional Gisele Bündchen e o jogador de futebol Ronaldo.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *