Quais os riscos de saúde para o fumante passivo? - Blog Unicpharma
Shutterstock 385295491

Quais os riscos de saúde para o fumante passivo?

O que é tabagismo passivo? Quais os riscos da fumaça do cigarro? Grávida pode fumar? O Dr. Osmar Pedro Casseb Moretto, pneumologista do dr.consulta explica melhor sobre os riscos para a saúde de um fumante passivo.

O que é tabagismo passivo?

O tabagismo passivo é a exposição de pessoas que não fumam à fumaça do cigarro ou de outros produtos de fumo derivados do tabaco, como cachimbos e charutos.

Doenças

A fumaça do cigarro contém milhares de substâncias que podem irritar as vias respiratórias e os olhos, além de várias substâncias cancerígenas ao ser humano.
As pessoas expostas a esta fumaça têm  maior risco de adquirir diversos tipos de doença, entre elas o câncer de pulmão, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)e doenças cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio.

Crianças e gestantes

O tabagismo passivo é ainda mais perigoso para crianças e gestantes. Nas gestantes, aumenta o risco de complicações durante a gravidez e o parto, tais como a morte fetal, o parto prematuro e o baixo peso ao nascer. Já as crianças expostas, principalmente aquelas que possuem pais que fumam dentro de casa, tem chances aumentadas de adquirir problemas pulmonares como bronquiolite e asma, além de maior recorrência de infecção de ouvido.

Prevenção

Quanto maior o tempo e a carga de exposição, maiores as chances de problemas relacionados ao tabagismo passivo.  Conviver com uma pessoa que fuma dentro de casa ou trabalhar por muitos anos em um local onde seja permitido fumar elevam a probabilidade de adoecer. Medidas preventivas podem ter grande impacto na saúde da população, como a proibição do tabagismo em ambientes de trabalho ou de lazer, como bares, restaurantes e casas noturnas. Conscientizar os tabagistas do risco que eles trazem às pessoas com as quais convivem também pode ser de grande valia. Ainda que optem por continuar fumando, devem sempre evitar fazê-lo dentro de casa, próximo a crianças e gestantes ou dentro de locais de trabalho.

 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *