Skip to content

O colágeno é uma das proteínas mais importantes presentes no corpo humano, é formado por glicina, prolina e hidroxiprolina, tendo como principal função, garantir a firmeza e elasticidade da pele. Dentre os tipos de colágeno ele também serve para manter as células firmes, prevenindo o aparecimento de rugas, estrias e linhas de expressão, além de ser fundamental para a saúde das unhas e do cabelo, desempenha um papel essencial na formação dos tendões, cartilagens, e ligamentos.

Presente em diversas partes do corpo, o colágeno se diferencia de acordo com suas funções específicas. Existem 28 tipos de colágeno, abaixo, confira os principais.

Os principais tipos de colágeno

Colágeno tipo I

Em forma de fibras grossas e o mais resistente a tensões, o colágeno tipo I é o mais abundante no corpo, é encontrado na pele, tendões, ossos e dentes.

Colágeno tipo II

O colágeno é essencial para a mobilidade e o funcionamento das articulações, estando presente em cartilagens, articulações e discos intervertebrais. Ele se associa a outras células da matriz extracelular, ligando-se fortemente à água. Sua estrutura funciona como uma esponja, cedendo água sob pressão e retornando à forma original quando a pressão cessa, permitindo que estruturas como o joelho suportem o peso do corpo de forma eficiente.

Colágeno tipo III

Encontrado principalmente nas artérias, músculos dos intestinos e do útero e também no fígado, baço e rins, as fibras do colágeno tipo III apresentam elasticidade e proteção, sendo encontradas de forma variada nos órgãos.

h3 Colágeno tipo IV

O colágeno tipo IV é formado por moléculas que não se associam em fibrilas, mas que se prendem pelas extremidades, criando uma rede semelhante a uma tela de arame. Ao se associar a moléculas não fibrosas da matriz extracelular, forma uma membrana que atua como um filtro. Componente essencial da lâmina basal, ele desempenha um papel fundamental na união entre os tecidos conjuntivos e epiteliais