Skip to content
Dicas para ser mais ativo durante seu dia e queimar calorias

Os grãos integrais há muito tempo são associados à longevidade e são uma parte central da dieta de muitas das pessoas mais longevas do mundo. Em uma análise de 19 estudos de coorte abrangendo mais de um milhão de participantes, cada porção diária de uma onça de grãos integrais foi associada a um risco 14% menor de morte por doença cardíaca, um risco 3% menor de morte por câncer e um risco 9% menor de mortalidade total.

Da mesma forma, em outra meta-análise , cientistas de Harvard analisaram a ingestão de grãos integrais e as taxas de mortalidade de 786.076 adultos em 14 estudos. Em comparação com pessoas que comeram menos grãos integrais, pessoas que comeram mais grãos integrais tiveram um risco 16% menor de morte por todas as causas, um risco 18% menor de morte por doença cardíaca e um risco 12% menor de morte por câncer. No entanto, o risco significativamente menor de morte por câncer foi visto apenas em pessoas que comeram pelo menos 30g de grãos integrais por dia (a quantidade em cerca de ½ xícara de arroz integral cozido ou 2 fatias de pão 100% integral). Os pesquisadores também observaram uma relação dose-resposta, o que significa que quanto mais grãos integrais alguém comeu, menor a probabilidade de morrer durante o período do estudo.

Mais sobre os grãos

Novas pesquisas, no entanto, sugerem que grãos integrais não apenas acrescentam anos à vida – eles também podem acrescentar vida aos anos, por estarem ligados a uma maior expectativa de vida, ou ao tempo em que uma pessoa é saudável, não apenas viva. Em um novo estudo publicado este mês no European Journal of Nutrition , homens que comeram mais grãos integrais na meia-idade viveram aproximadamente um ano a mais sem doenças em comparação com homens que comeram menos grãos integrais. Os autores concluíram que “a ingestão de grãos integrais na meia-idade foi associada ao envelhecimento saudável olhando 20 anos à frente”.

Ficar mais velho e sábio é um privilégio, e os hábitos de estilo de vida que adotamos em nossas primeiras décadas podem nos preparar para o conforto e bem-estar a longo prazo. Embora dietas restritivas para perda de peso e padrões de beleza juvenis saturem o espaço do bem-estar, esses não são os hábitos que precisamos levar adiante se quisermos prosperar em nossos anos de crepúsculo. Em vez disso, junte-se a nós para redescobrir os “velhos modos” de comer testados pelo tempo e baseados em evidências, onde grãos integrais em sua forma minimamente processada eram uma parte importante das dietas diárias, onde atividade e movimento eram uma parte normal da vida diária e onde as refeições eram apreciadas na companhia de entes queridos.

Há apenas um ano, tivemos o prazer de encontrar um dos nossos anciões favoritos na comunidade de grãos integrais — o falecido Bob Moore, fundador da Bob’s Red Mill e ganhador do prêmio Whole Grain Pioneer Award do Oldways Whole Grains Council. Depois de sorrir para Moore sobre o ótimo sabor e os grandes benefícios à saúde dos grãos integrais, ele brincou: “Concordo 100% com você, e tenho 94 anos para provar isso!”