Para que serve o canabidiol? Descubra tudo sobre o uso medicinal do…

A creatina é uma substância produzida naturalmente pelos músculos, formada por três aminoácidos: glicina, metionina e arginina. Ela é transportada pela corrente sanguínea e eliminada do corpo pelos rins. Usada como fonte de energia rápida durante exercícios de curta duração e alta intensidade, diversos tipos de creatina estão disponíveis no mercado. Confira abaixo quais são eles:
A creatina monohidratada é o tipo mais comum e mais estudado. Em sua composição, cada molécula de creatina está ligada a uma molécula de água. Por conta da vasta quantidade de pesquisas científicas que comprovam sua eficácia e segurança, ela é geralmente a opção mais indicada para a maioria das pessoas que buscam melhorar o desempenho esportivo, aumentar a massa muscular e acelerar a recuperação.
Creatina micronizada
A creatina micronizada é uma forma de creatina monohidratada processada em partículas 20 vezes menores, o que pode torná-la mais solúvel e facilitar sua dissolução em líquidos. Apesar disso, estudos ainda não comprovaram vantagens significativas em termos de absorção ou eficácia quando comparada à creatina monohidratada tradicional.
Creatina etil éster
A creatina etil éster é uma forma modificada da creatina que recebe uma molécula de éster para aumentar sua absorção pelo corpo. Essa modificação tem como objetivo facilitar o transporte da creatina para dentro das células musculares, o que teoricamente melhoraria sua eficácia. Contudo, as evidências sobre os benefícios adicionais desse tipo de creatina ainda são limitadas.
Creatina hidroclorídrica (HCL)
A creatina hidroclorídrica é formada pela combinação de creatina com ácido clorídrico. Essa composição a torna mais solúvel e mais rápida para ser absorvida pelo organismo. Frequentemente utilizada por pessoas que buscam menor retenção de líquidos e uma digestão mais fácil, a creatina HCL é conhecida por promover melhora na força, resistência e recuperação muscular em treinos de alta intensidade.
Creatina alcalina (Buffered)
A creatina alcalina possui um pH mais elevado em comparação com a creatina monohidratada. Essa caracterização visa proteger a creatina do ambiente ácido do estômago, aumentando sua disponibilidade para absorção no intestino. Apesar de sua proposta, estudos científicos ainda não confirmaram vantagens significativas deste tipo de creatina em relação à monohidratada.

Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527