As pessoas passam mais tempo se recuperando de um treino do que…

Todos nós já tivemos essa sensação. Você coloca seu coração e alma naquele treino, sentindo-se esgotado, mas realizado pelo esforço. Você sabe que seus músculos vão crescer com isso. Então você vai para casa, toma banho, faz uma boa refeição e, eventualmente, adormece, sonhando com os ganhos. No entanto, o dia seguinte não é nada como você imaginou. Cada grupo muscular está rígido e dolorido. Você jura que pode ouvir as fibras musculares individuais repreendendo você pelo trabalho que você fez com elas. Estou aqui para garantir que isso é normal e também que é recuperável. Abaixo, reunimos algumas etapas simples que você pode seguir para acelerar seu tempo de recuperação e garantir que todo seu trabalho duro valha a pena.
Eu vou dormir quando estiver morto
Em um mundo obcecado pela cultura da correria e rotinas bilionárias às 4 da manhã, o sono tende a ficar em segundo plano. Embora adiantar seu horário de despertar algumas horas possa ajudá-lo a se sentir mais produtivo, também pode estar sabotando suas capacidades de recuperação. O sono é o aspecto mais importante da sua recuperação na academia. Enquanto você relaxa sob aquelas cobertas quentes, seu corpo está trabalhando rapidamente para reparar suas fibras musculares danificadas. A melhor maneira de garantir que você aproveite ao máximo esse tempo é manter seu quarto o mais fresco possível e remover quaisquer luzes ou sons perturbadores. Isso ajudará você a adormecer mais rápido e a permanecer dormindo por mais tempo. Também pode ser incrivelmente útil reduzir a exposição à luz azul do seu telefone ou TV na hora antes de dormir. Deixando a dica de sono mais benéfica para o final, temos 7 a 9 horas como o fator mais importante para a recuperação muscular. Seu corpo precisa de tempo para se curar, e dar a ele o que ele precisa o ajudará imensamente.
Alimentando a reconstrução
Agora que a caixa do sono está marcada, podemos passar para o que você precisa fazer na cozinha. Existem inúmeros modelos de dieta a seguir e diferentes rotinas alimentares que prometem os melhores resultados. Como tudo que é importante, tudo se resume aos fundamentos. Proteína e carboidratos são áreas específicas de ênfase quando se trata de recuperação. A proteína tem seu benefício óbvio em ser o macronutriente que fornece diretamente os recursos necessários para construir novos músculos. Os carboidratos, no entanto, são igualmente impactantes. Quando você se exercita, você queima todos os estoques de glicogênio em seus músculos, deixando-os drenados e famintos. Uma refeição rica em carboidratos após o exercício serve para turbinar essas potências com o combustível de que precisam para o próximo treino. Não economize em sua nutrição se você está morrendo de vontade de desempenho máximo em seu próximo treino matador.
Faça o sangue fluir
Quando seu corpo está se sentindo como fogo e seus músculos estão mais rígidos que uma árvore, a última coisa que você tem vontade de fazer é mais trabalho. No entanto, levantar e mover esses membros em chamas é o que vai fazer com que eles tenham um desempenho muito melhor. Sair para caminhar ou fazer um alongamento leve fará muito mais pela sua recuperação do que ficar deitado na cama o dia todo. Mantenha a simplicidade, dando algumas voltas no quarteirão para fazer o sangue circular e se mover, e seus músculos doloridos agradecerão.
Conselho de encerramento
Você não precisa de nada especial quando está tentando se recuperar de um treino. O corpo humano é uma máquina hipereficiente que faz a maior parte do trabalho de reparo sem que você tenha que intervir. Ainda assim, seguir esses três fundamentos acelerará muito esse processo milagroso. Mova-se, alimente-se e durma, e você ficará surpreso com o que seu corpo pode fazer.

Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527