O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Você sabia que cerca de 32% dos adultos entre 20 e 44 anos têm cáries não tratadas?
Se você escova os dentes duas vezes ao dia e ainda sente dor, pode não estar fazendo o suficiente para evitar cáries. Escovar é um bom começo, mas há muitas maneiras de manter a boca saudável. Você pode prevenir as cáries antes que elas comecem, planejando uma rotina adequada de limpeza dos dentes e fazendo pequenos ajustes em seu estilo de vida.
Aqui estão algumas maneiras de manter os dentes livres de cáries e o que fazer se achar que tem uma cárie.
Como manter os dentes livres de cáries.
As cáries são áreas danificadas na superfície dos dentes causadas por bactérias na boca. As bactérias se alimentam das coisas que você come e criam placas nos dentes. Com o tempo, essa placa pode desgastar o esmalte, criando pontos moles e buracos nos dentes. Quando não tratadas, as cáries podem causar dor de dente, infecção e perda de dentes. Para se manter livre de cáries, crie uma rotina de saúde bucal que consiste no seguinte.
Escove os dentes regularmente para evitar cáries.
Escovar os dentes de manhã e à noite durante dois minutos com uma pasta de dentes que contenha flúor é um passo importante que não deve ser esquecido. A escovação é a melhor maneira de remover a placa bacteriana e prevenir doenças gengivais. É particularmente importante escovar antes de dormir para evitar que bactérias criem ácidos que podem quebrar o esmalte durante a noite. Se você quiser ir além, escove após cada refeição.
Use um enxaguatório bucal aprovado pela ADA.
Usar um enxaguatório bucal duas vezes por dia após a escovação pode fortalecer ainda mais os dentes e limpar as gengivas. O enxaguatório bucal terapêutico aprovado pela ADA pode prevenir a cárie dentária e, ao mesmo tempo, reduzir a placa bacteriana e a gengivite. Se você precisar de alívio da dor de dente, usar um enxaguatório bucal formulado para ajudar na sensibilidade pode evitar que seus nervos encontrem estímulos dolorosos.
Use fio dental todos os dias para ter uma boca sem cáries.
Ao aprender como manter os dentes livres de cáries, pode ser fácil perder esta etapa. Usar fio dental uma vez por dia limpará os espaços entre os dentes que a escova de dentes pode deixar passar. Também pode ajudar a desalojar partículas de alimentos das quais as bactérias se alimentam. Para melhores resultados, o uso do fio dental deve ser feito após as refeições ou antes de dormir.
Mantenha uma dieta saudável.
A dieta tem tudo a ver com manter a boca saudável. Se sua dieta for rica em açúcar, sua saúde bucal provavelmente será prejudicada porque as bactérias em sua boca se alimentam dos açúcares que você ingere ao longo do dia. Isso pode causar cáries e dores nos nervos dentários. Estar atento à sua dieta pode ajudar.
Tente incorporar alimentos saudáveis em sua dieta que promovam dentes saudáveis! Alimentos como frutas e vegetais ricos em fibras, laticínios e chicletes sem açúcar podem ajudar a fortalecer os dentes e mantê-los limpos. Beber água regularmente também é uma ótima maneira de limpar a boca das partículas de comida ao longo do dia. É ainda melhor se a água contiver flúor. Manter uma dieta saudável e livre de excesso de açúcar pode ajudar muito na prevenção de cáries.
Respire pelo nariz.
A respiração bucal excessiva pode realmente ter um impacto na sua saúde bucal. Quando você respira pela boca, suas gengivas ressecam, o que pode causar doenças gengivais e cáries. Também pode causar mau hálito.
Se puder, faça um esforço consciente para respirar pelo nariz ao longo do dia. Este é um dos remédios mais fáceis para dor de dente se você respira regularmente pela boca. Se você não consegue evitar respirar pela boca à noite, pode ser necessário consultar um médico para diagnosticar o problema. Eles podem ajudar a descobrir o que está impedindo o fluxo de ar pelas passagens nasais e determinar a melhor solução para você.
Parar de fumar.
Se você é fumante, está prejudicando suas gengivas, língua e dentes. Fumar não só causa problemas graves, como doenças gengivais e perda de dentes, mas também mancha os dentes, amarelando-os e tornando-os marrons com o tempo. Além disso, fumar pode ressecar a boca e impedir que a saliva a proteja tão bem quanto deveria.
Esteja familiarizado com sua genética.
A probabilidade de contrair uma cárie pode depender parcialmente dos seus genes . Você pode ter herdado de seus pais o esmalte dos dentes moles e a preferência por doces. Se for esse o caso, você precisará prestar mais atenção à sua saúde bucal. Se a sua família tem um histórico de problemas de saúde bucal que resulta em cáries, você deve fazer tudo o que puder para ser proativo.
Visite um dentista.
Check-ups regulares a cada seis meses ajudam muito na prevenção de cáries. A cada seis meses, seu higienista dental fará uma limpeza completa em seus dentes e verificará se há áreas moles ou acúmulo de placa bacteriana. Eles podem até dar algumas dicas sobre como você pode cuidar melhor dos dentes.
Aproveite sua ida ao dentista para tirar dúvidas e expressar quaisquer preocupações que você tenha.
O que fazer se você acha que tem uma cárie.
Se você estiver com dor ou sentir um ponto fraco no dente, você pode ter uma cárie. A melhor maneira de descobrir e resolver o problema é consultando um dentista . Eles podem confirmar se você tem ou não uma cárie e ajudá-lo a decidir sobre uma opção de tratamento.
Mantendo sua boca saudável e livre de cáries.
Muitos adultos não estão fazendo o suficiente para manter a saúde bucal, mas estar livre de cáries é uma meta alcançável que todos deveriam se esforçar para alcançar.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments