O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Fazer dieta sempre é encarado com muitas dificuldades, mas no fim, é a forma mais fácil de se ter um bem-estar com seu corpo e mente. Veja dicas importantes na hora de fazer boas escolhas.
Peça ajuda
Pode ser um desafio sentir-se sempre inspirado para criar um menu totalmente novo a cada semana – mas você não precisa fazer isso sozinho.
Se você é responsável pelo planejamento e preparação de refeições para uma família inteira, não tenha medo de pedir informações aos membros de sua família.
Se você estiver cozinhando principalmente para si mesmo, converse com seus amigos sobre o que eles estão cozinhando ou use recursos on-line, como mídias sociais ou blogs de culinária, para se inspirar.
Acompanhe e registre suas refeições favoritas
Pode ser frustrante esquecer uma receita que você ou sua família realmente gostaram. Ou pior – esquecer o quanto você não gostou de uma receita, apenas para fazê-la novamente e ter que sofrer uma segunda vez.
Evite esses problemas culinários mantendo um registro contínuo de suas refeições favoritas e menos favoritas. Também é útil anotar todas as edições que você fez ou gostaria de fazer em uma receita específica, para que você possa começar rapidamente a levar suas habilidades culinárias de amador a especialista.
Sempre vá ao supermercado armado com uma lista (ou compre online)
Ir ao supermercado sem uma lista de compras é uma boa maneira de perder tempo e acabar comprando um monte de coisas que você não precisa. Ter uma lista ajuda você a manter o foco e a lutar contra a tentação de comprar alimentos que você não planeja usar apenas porque está em promoção.
Dependendo de onde você mora, algumas redes de supermercados maiores oferecem a opção de fazer compras on-line e retirar seus mantimentos em um horário designado ou recebê-los.
Você pode pagar uma taxa por esses serviços, mas eles podem ser uma ótima ferramenta para economizar tempo e evitar as longas filas e promoções distrativas que você provavelmente encontrará na loja.
Evite fazer compras enquanto estiver com fome
Não vá ao supermercado quando estiver com fome, pois isso pode aumentar o risco de compras por impulso das quais você provavelmente se arrependerá mais tarde.
Se você sentir uma pontada de fome antes de ir à loja, não hesite em fazer um lanche primeiro, mesmo que esteja fora de sua rotina típica de refeições e lanches.
Compre a granel
Aproveite a seção a granel do seu supermercado local como forma de economizar dinheiro, compre apenas a quantidade necessária e reduza o desperdício desnecessário de embalagens.
Esta parte da loja é um ótimo lugar para comprar itens básicos da despensa, como arroz, cereais, quinoa, nozes, sementes e frutas secas e feijão.
Traga seus próprios recipientes para que você não precise usar sacolas plásticas para transportar seus itens a granel para casa.
Planeje e reaproveite as sobras
Se você não quiser gastar tempo cozinhando todos os dias da semana, planeje fazer o suficiente para sobrar. Fazer algumas porções extras do que você está cozinhando para o jantar é uma ótima maneira de almoçar para amanhã sem nenhum esforço extra.
Se você não é fã de sobras, pense em como você pode reaproveitá-las para que não pareçam sobras.
Por exemplo, se você assar um frango inteiro com vegetais de raiz para o jantar, desfie o restante do frango e use-o para tacos, sopa ou como cobertura de salada no almoço do dia seguinte.
Cozimento em lote
Cozimento em lote é quando você prepara grandes quantidades de alimentos individuais com o objetivo de usá-los de maneiras diferentes ao longo da semana. Este método é especialmente útil se você não tiver muito tempo para cozinhar durante a semana.
Tente cozinhar um grande lote de quinoa ou arroz e assar uma grande bandeja de legumes, tofu ou carne no início da semana para usar em saladas, frituras, mexidos ou tigelas de grãos.
Você também pode fazer um lote de salada de frango, atum ou grão de bico para usar em sanduíches, comer com bolachas ou adicionar a saladas.
Use seu freezer
Cozinhar certos alimentos ou refeições em grandes lotes e congelá-los para mais tarde é uma ótima maneira de economizar tempo, reduzir o desperdício e esticar seu orçamento alimentar – tudo ao mesmo tempo.
Você pode usar esse método para grampos simples, como caldo, pão fresco e molho de tomate, ou para refeições inteiras, como lasanha, sopa, enchiladas e burritos de café da manhã.
Pré-porcione suas refeições
Pré-porcionar suas refeições em recipientes individuais é uma excelente estratégia de preparação de refeições, especialmente se você estiver tentando consumir uma quantidade específica de comida.
Esse método é popular entre atletas e entusiastas do fitness que acompanham de perto sua ingestão de calorias e nutrientes. Também é um ótimo método para promover a perda de peso ou até mesmo avançar quando você estiver com pouco tempo.
Para aproveitar esse método, prepare uma refeição grande que contenha pelo menos 4 a 6 porções. Porcione cada porção em um recipiente individual e guarde-as na geladeira ou no freezer. Quando estiver pronto, basta reaquecer e comer.
Lave e prepare frutas e legumes imediatamente
Se o seu objetivo é comer mais frutas e vegetais frescos, tente lavá-los e prepará-los assim que chegar em casa do mercado ou do supermercado.
Se você abrir a geladeira para encontrar uma salada de frutas recém-preparada ou palitos de cenoura e aipo prontos para lanchar, é mais provável que você pegue esses itens quando estiver com fome.
Antecipar sua fome e se preparar com escolhas saudáveis e convenientes torna mais fácil evitar pegar o saco de batatas fritas ou biscoitos só porque são rápidos e fáceis.
Prepare-se de forma inteligente, não difícil
Não tenha medo de reconhecer a necessidade de cortar custos. Se você não é bom em cortar legumes ou não tem tempo para cozinhar em lotes e pré-porcionar suas refeições, provavelmente existem algumas opções saudáveis e preparadas em sua mercearia local.
Frutas e vegetais pré-cortados ou refeições preparadas geralmente são mais caras, mas se o fator de conveniência é o que é necessário para reduzir o estresse em sua vida ou fazer com que você coma mais vegetais, pode valer a pena.
Lembre-se, nem todos os processos de planejamento e preparação de refeições são iguais. Ter a sabedoria de saber quando você precisa reduzir e melhorar a eficiência pode ajudá-lo a manter seus objetivos a longo prazo.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments