O que é a creatina? Glicina, metionina e arginina são os três…

O cabelo é uma parte tão sagrada (ou, como diria Beyoncé, Cécred ) de nós, e o estado de nossas madeixas pode ter um enorme impacto em como nos sentimos e nos comportamos. Então, naturalmente, há muitos motivos pelos quais você pode estar procurando uma maneira de fazer seu cabelo crescer mais rápido, desde um grande corte que deu errado até uma franja da qual você se arrepende, até fios propensos a quebrar e queda de cabelo genética ou relacionada ao estresse.
Claro, você sempre pode contar com os melhores óleos para crescimento capilar , vitaminas para crescimento capilar e xampus para crescimento capilar para dar um impulso ao seu cabelo. No entanto, também existem muitas outras técnicas e práticas que podem levar a saúde do corpo, do couro cabeludo e do cabelo para o próximo nível. Recorremos a vários especialistas, incluindo um tricologista, um dermatologista e um cabeleireiro famoso, para reunir as melhores dicas e truques para fazer o seu cabelo crescer mais rápido. Também apresentamos recomendações de produtos que irão ajudá-lo em sua jornada para alcançar os lindos cabelos longos que você sempre sonhou.
Coma uma dieta saudável e equilibrada
“Embora o cabelo tenha uma enorme importância psicológica, não é um tecido essencial em termos de saúde física”, explica Anabel Kingsley, tricologista e presidente da marca Philip Kingsley. “As células ciliadas estão entre as segundas células que se dividem mais rapidamente no corpo, tornando o cabelo um tecido muito exigente. Como o cabelo é ao mesmo tempo carente e dispensável, o crescimento do cabelo é altamente sensível a inadequações dietéticas, como pular refeições ou restrições alimentares.”
Em relação ao que comer, o Dr. Kingsley recomenda incorporar pelo menos uma porção de proteína do tamanho da palma da mão no café da manhã e almoço, adicionar uma porção de carboidratos complexos a cada refeição e incluir alimentos ricos em ferro, vitamina B12 e zinco em sua dieta semanal. .
Gerencie seus níveis de estresse
“Níveis elevados de estresse alteram os níveis hormonais e também podem inflamar e irritar o couro cabeludo – ambos os quais podem afetar o crescimento do cabelo”, diz o Dr. Quando você está estressado, você pode não comer bem e seu corpo também pode ter dificuldade para absorver nutrientes, o que pode prejudicar seus fios.
Evite modelagem com calor excessivo
Sabemos que pode ser difícil largar as ferramentas quentes, mas de acordo com o dermatologista e fundador da Sobel Skin, Dr. Howard Sobel , “O calor extremo e as temperaturas quentes podem danificar tanto o cabelo quanto a haste do cabelo, levando à quebra. , fragilidade e desidratação, que por sua vez podem retardar o crescimento do cabelo. E mesmo quando você alisar ou enrolar os fios com calor, aplique bastante protetor de calor para evitar o máximo de danos possível.
A quebra é o inimigo número um quando se trata de deixar seu cabelo crescer – suas mechas não aparecerão mais, não importa o quão rápido elas cresçam, se suas pontas continuarem quebrando. Além dos tratamentos semanais de fortalecimento, como o Elasticizer Philip Kingsley , o uso de um tratamento de reparo de ligação molecular pode realmente reverter os danos do calor e da cor, usando aminoácidos para restaurar cada fio. Há uma razão pela qual esta categoria em crescimento é uma das principais tendências de cabelo de 2024 .
“Ao contrário dos tratamentos tradicionais que atuam superficialmente, os tratamentos de reparação molecular (como Absolut Repair Molecular de L’Oréal Professionnel ) abordam a estrutura interna do cabelo. O ligante peptídico reconstrói ligações e 5 aminoácidos reparam a estrutura do cabelo em nível molecular. Isso significa que o cabelo fica até 82% mais forte e a elasticidade e o movimento originais do cabelo são restaurados. Esta é uma virada de jogo para cabelos danificados. Você pode sentir a melhora imediatamente após apenas um uso!” explica Min Kim, embaixadora global da L’Oréal Professionnel.
Tratar regularmente o seu cabelo com esses produtos, bem como ser gentil com ele ao modelá-lo, escová-lo e secá-lo, fará uma enorme diferença. Afinal, “a escovação brusca pode causar quebra, então, especialmente se você tiver cabelos cacheados, frágeis, danificados ou finos, esteja atento ao escovar e modelar”, diz o cabeleireiro famoso Marley Xavier . Ao escovar, Xavier recomenda mudar para uma escova suave como a escova desembaraçadora Manta .
Crie uma rotina de cuidado
Uma massagem diária no couro cabeludo com os dedos ou com uma ferramenta é uma ótima maneira de estimular a circulação e o crescimento saudável do cabelo. “Isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e a remover o acúmulo de produto e as células mortas da pele para acelerar o crescimento do cabelo”, diz o Dr. “O melhor momento para massagear é quando você aplica uma esfoliação ou soro no couro cabeludo”, diz Jan Spagnuolo, diretor estilista do Rossano Ferretti Hair Spa em Nova York. No entanto, é tudo uma questão de consistência, por isso, embora uma massagem diária seja a escolha preferida, sempre que possível também é bom.
Livre-se do acúmulo
Por outro lado, dar ao couro cabeludo um enxágue completo e refrescante com um xampu clareador pode realmente estimular o crescimento do cabelo, estimulando os folículos capilares. Se você realmente deseja tirar o melhor proveito disso, use um shampoo clareador uma vez por semana ou a cada duas semanas, dependendo de quão oleoso ou seco seu couro cabeludo tende a ser.
Existem algumas opções no mercado, mas reunimos aqui algumas escolhas dos editores para facilitar a busca.
Faça um exame de saúde
Se você notou uma mudança em seu cabelo, um exame de saúde é uma ótima maneira de saber se você precisa de alguma vitamina, mineral, etc., ou apenas para verificar tudo. “Por exemplo, problemas de tireoide podem interferir no crescimento e na espessura do cabelo”, diz Xavier. “A prevenção e o manejo são importantes linhas de defesa para manter um cabelo atraente”, acrescenta.
Tome os suplementos certos
Devido às elevadas exigências energéticas do cabelo e considerando que os seus fios são os últimos a receber nutrientes do seu corpo, pode ser um desafio satisfazer as suas necessidades apenas através da dieta. Kingsley recomenda: “Tomar um bom suplemento multivitamínico e mineral, juntamente com um suplemento proteico, pode fornecer ao seu cabelo o suporte interno extra de que necessita para promover o crescimento”. Um suplemento nutricional que fornece um coquetel de ingredientes eficazes como colágeno, Saw Palmetto, extrato de cavalinha e biotina pode contribuir para a saúde geral do cabelo.
Atualize sua rotina de cuidados com os cabelos
Para obter os melhores resultados, considere uma rotina de cuidados capilares personalizada com produtos de alta qualidade, idealmente selecionados para você por um profissional capilar durante uma consulta capilar adequada. Spagnuolo explica: “Uma rotina normalmente inclui um xampu sem sulfato, uma máscara ou condicionador sem parabenos, um tratamento semanal e um soro e/ou óleo modelador – todos feitos sob medida para seu tipo e condição de cabelo”. Usar produtos desenvolvidos especificamente para o seu tipo de cabelo é a chave para um cabelo mais saudável, o que, por sua vez, melhora a velocidade e a qualidade do crescimento do cabelo. Para proteger os cabelos, “é fundamental evitar produtos que contenham sulfatos, parabenos, ftalatos e silicones que podem desidratar, deixar os cabelos pesados e irritar o couro cabeludo”, acrescenta Sobel.
Faça cortes com frequência
“Isso não é um mito!” enfatiza Spagnuolo. “Cortes regulares ajudam porque as pontas do cabelo podem ficar finas, desgrenhadas e propensas a quebrar. As pontas duplas podem subir pela haste do cabelo e desencorajar o crescimento do cabelo. Portanto, apará-los regularmente mantém as pontas do cabelo fortes, cheias e saudáveis, o que, por sua vez, o ajudará a crescer mais e mais rápido. Não existe um prazo específico que funcione para todos, mas geralmente, fazer um corte rápido a cada dois ou três meses é uma boa ideia.
Experimente um soro
Muitos soros no mercado prometem manter o cabelo e o couro cabeludo saudáveis. Tal como a nossa pele, certos factores do estilo de vida afectam a saúde e a aparência da nossa pele e couro cabeludo. Sobel aconselha: “Escolha soros leves à base de água que visam a função do folículo capilar, tratam o ressecamento e a descamação e estimulam o crescimento do cabelo. Procure ingredientes naturalmente energizantes e ricos em antioxidantes, como cafeína, chá verde, biotina e óleo de rícino.
Mude para uma fronha de seda
Se você quiser uma mudança imediata, considere investir em uma fronha de seda . Xavier diz: “Se você costuma acordar com o cabelo muito emaranhado, uma fronha de seda pode ajudar a manter o cabelo macio e sem emaranhados”. Além disso, a seda é suave para a pele, pois é menos abrasiva para o cabelo e a pele.
Consulte um dermatologista
Se o seu cabelo está ficando ralo ou com aparência alterada (volume e plenitude reduzidos), o Dr. Sobel diz que você deve consultar um médico para determinar as causas subjacentes, como estresse, deficiências nutricionais ou reações a produtos capilares. “Também pode ser calvície masculina ou feminina, que tende a se tornar mais prevalente à medida que envelhecemos.”

Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527