Skip to content

A atividade hipoglicêmica da Pata De Vaca foi relatada em 1929, e estudos subsequentes descobriram que ela realmente exerce efeitos hipoglicêmicos (redução do açúcar no sangue) em modelos animais e humanos. Na verdade, ela é tão eficaz em equilibrar os níveis de açúcar no sangue que alguns herbalistas agora a chamam de “insulina vegetal”.

Cientistas pesquisadores no Brasil relataram em 2004 que o fitoquímico “kaempferitrin”, encontrado nas folhas de Pata De Vaca, reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue em ratos diabéticos, assim como a planta inteira. Eles também documentaram seu efeito antioxidante.

Outro estudo recente, em busca do princípio ativo das folhas de Pata De Vaca, encontrou a presença de moléculas semelhantes à insulina. Curiosamente, foi encontrada uma proteína que tem uma sequência parcial de aminoácidos idêntica à da insulina bovina, concluindo que essa proteína pode ser responsável pela redução das concentrações de glicose no sangue. Pata de Vaca continua sendo um medicamento natural popular na América do Sul para diabetes e pesquisas clínicas lá apoiam seu uso.

Saúde Renal

Estudos preliminares indicam que Pata De Vaca pode ajudar a aliviar e prevenir a formação de pedras nos rins. Além disso, o flavonoide kaempferitrin mencionado anteriormente relatado como auxiliar na reparação de danos às células renais e ter efeito diurético. Acredita-se que Pata De Vaca ajuda a curar os rins aumentando a micção, o que por sua vez limpa o corpo. No entanto, isso ainda não foi investigado cientificamente e mais pesquisas são necessárias.

Folclore e história

Em seu livro, “Cura com Yoga e Plantas Medicinais” , Chiang Sing relata a experiência de um certo Frei Luiz Maria, um padre diabético. No início dos anos 1950, Frei Luiz Maria ouviu falar de uma planta que poderia curar os sintomas do diabetes, então ele viajou para Campo Grande em busca de um médico chamado Christophe que fazia preparações a partir desta planta. O próprio Dr. Christophe tinha aprendido sobre esta planta com os índios e fazendeiros locais. O Frei se encontrou com o Dr. Christophe, tomou o extrato feito de Pata de Vaca, e em 40 dias ele estava supostamente em boas condições. 

Uso tradicional

O nome Pata de Vaca se traduz literalmente como “pé de vaca” devido à semelhança impressionante das folhas com essa parte da anatomia da vaca. É nativa das florestas tropicais do Brasil, Peru, Argentina, Paraguai e algumas partes da Ásia, onde tem uma longa história de serviço às tribos indígenas.

Embora os usos tradicionais desta erva não sejam bem documentados. No entanto, usada para diarreia, diurética e adstringente. No entanto, nos últimos 60 anos, amplamente usada na Medicina Herbal Brasileira para equilibrar o açúcar no sangue em diabéticos e aliviar outros sintomas de diabetes, incluindo distúrbios renais e problemas urinários.

Uso típico

Pata de Vaca tradicionalmente usada como chá de ervas. Além disso, frequentemente tomada junto com Pedra Hume Caa.

Constituintes

Os principais produtos químicos vegetais presentes na Pata de Vaca incluem: astragalina, bauhinosídeo, beta-sitosterol, flavonóis, flavonoides, glicosídeos, guanidina, heteroglicosídeos, kaempferitrina, ácidos orgânicos, quercitrosídeos, ramnose e saponinas.

Precauções

Se você estiver tomando medicamentos para diabetes, consulte seu médico antes de usar Pata de Vaca.

Potencializará medicamentos antidiabéticos e insulina.

Não recomendado se você for hipoglicêmico.

Não recomendado para mulheres grávidas ou amamentando.