Talvez um dos suplementos mais amplamente estudados e usados no mundo, a creatina é…
Com o calor aumentando, é fácil ignorar o papel dos eletrólitos no equilíbrio de fluidos do corpo, na função muscular e na sinalização nervosa. Sabemos que precisamos abastecer nossos músculos com glicose e repará-los com proteínas e aminoácidos. No entanto, muitas vezes esquecemos dos eletrólitos (sódio e potássio), mesmo quando os suamos.
Entender como e quando repor eletrólitos é vital para prosperar no calor. Você precisa de eletrólitos, seja indo para fora para fazer exercícios aeróbicos, viajando para um destino de caminhada de tirar o fôlego ou planejando diversão recreativa de verão.
Vamos analisar o papel dos eletrólitos em nossos corpos, seu impacto no desempenho e as melhores fontes para obtê-los. Com hidratação adequada, preparação para o calor e equilíbrio eletrolítico, prepare-se para maximizar seus planos de verão ao ar livre!
Papel no corpo
Eletrólitos são minerais dissolvidos em fluidos que carregam uma carga elétrica positiva (Lewis). Sódio é um dos eletrólitos consumidos dos alimentos e sai do corpo pelo suor e urina. Os rins regulam a quantidade de sódio que o corpo retém ou expele.
Sódio, o eletrólito mais abundante em nosso corpo e nossa dieta é vital para o funcionamento do corpo, e não sobreviveríamos sem ele. O sódio desempenha um papel em (Veniamakis):
- Manutenção da pressão e do volume sanguíneo
- Perfusão de órgãos
- Estimulação de células musculares e nervosas
- Equilíbrio de fluidos e pressão osmótica intravascular
- Estímulo da sede e produção de urina
Vários outros eletrólitos desempenham papéis semelhantes em nossos órgãos, nervos e músculos:
- Potássio
- Cálcio
- Magnésio
- Cloreto
- Bicarbonato
- Fósforo
Impacto no desempenho
Dada sua importância na fisiologia humana, os eletrólitos desempenham um papel igualmente significativo no desempenho. O equilíbrio eletrolítico adequado durante a atividade garantirá que não haja efeitos adversos no desempenho e diminuirá o risco de doenças relacionadas ao calor (Armstrong). Manter níveis normais de sódio no corpo também evitará a hiponatremia (baixa concentração sérica de sódio).
É improvável que eletrólitos importem em sessões de treinamento de resistência porque a duração é geralmente menor que 2 horas, com a maioria mais perto de 1 hora. Eventos de resistência são os tipos de atividade para os quais os níveis de eletrólitos e reposição devem ser considerados.
Em eventos de resistência, podem ocorrer pequenos declínios de desempenho com perda de 2-3% do peso corporal por meio da perda de suor, com declínios óbvios ocorrendo em ou acima de 4% de perda (Armstrong).
Planejamento de eletrólitos
Todos os tipos de eletrólitos podem ser suficientemente obtidos por meio de alimentos. A maioria das pessoas não precisa se esforçar mais para obter mais sódio e cloreto porque é um aditivo comum (sal de cozinha) que torna o sabor dos alimentos melhor. Alimentos com altas quantidades de eletrólitos incluem:
Potássio: Abacates, bananas, batatas, espinafre, legumes e abóbora
Cálcio: Laticínios, sementes, peixes, lentilhas, vegetais folhosos
Magnésio: Nozes, sementes, leguminosas, grãos, milho, chocolate amargo, mamão
Cloreto: Sal de cozinha, carnes e alimentos processados
Fósforo: laticínios, aves, legumes, ovos, tofu
Se um treino ou atividade levar menos de duas horas, ou uma hora se estiver quente e úmido, então os eletrólitos podem ser facilmente restaurados por meio da ingestão alimentar normal. No entanto, se a duração da atividade exceder esse limite, é crucial repor o sódio, pois ele é perdido principalmente pelo suor. A maneira mais rápida e eficiente é por meio de um suplemento ou bebida eletrolítica. Dessa forma, ele pode ser absorvido rapidamente, em vez de esperar que o alimento seja digerido durante o exercício.
Se o exercício durar mais de duas horas, a recomendação é consumir 300-600 mg/hora de sódio (Vitale).
A reposição de potássio pós-exercício, por outro lado, não auxilia no processo de reidratação (Vitale).
Fontes
- Veniamakis E, Kaplanis G, Voulgaris P, Nikolaidis PT. Efeitos da ingestão de sódio na saúde e no desempenho em esportes de resistência e ultrarresistência. Int J Environ Res Public Health. 2022 Mar 19;19(6):3651. doi: 10.3390/ijerph19063651. PMID: 35329337; PMCID: PMC8955583.
- https://www.msdmanuals.com/home/hormonal-and-metabolic-disorders/electrolyte-balance/overview-of-sodium-s-role-in-the-body
- Vitale K, Getzin A. Atualização de nutrição e suplementos para atletas de resistência: revisão e recomendações. Nutrientes. 7 de junho de 2019;11(6):1289. doi: 10.3390/nu11061289. PMID: 31181616; PMCID: PMC6628334.
- Armstrong LE. Reidratação durante exercícios de resistência: desafios, pesquisas, opções, métodos. Nutrientes. 2021 Mar 9;13(3):887. doi: 10.3390/nu13030887. PMID: 33803421; PMCID: PMC8001428.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527