Skip to content

Se você está em uma jornada para perder peso, pode estar se perguntando quanto tempo levará para perder peso e atingir seu objetivo. Geralmente não há como prever com precisão quanto tempo leva para perder peso, e muitos fatores afetam isso, incluindo idade, genética e sexo.

Os especialistas geralmente aconselham uma taxa de perda de peso constante e sustentável. Perder um a dois quilos por semana pode ajudá-lo a manter o peso. Você levaria cerca de 10 a 20 semanas, por exemplo, para perder 20 quilos.

Concentrar-se em mudanças de estilo de vida saudáveis ​​e realistas que você possa manter a longo prazo é a chave para um plano de perda de peso bem-sucedido. Continue lendo para saber quanto tempo geralmente leva para começar a perder peso e quais fatores afetam a perda de peso.

Quais fatores afetam a perda de peso?

A perda de peso e a rapidez com que você pode perder quilos não são simples. Vários fatores podem afetar a perda de peso, muitos dos quais você não pode controlar. Esses fatores incluem idade, genética e sexo.

Idade

É normal que a composição corporal mude à medida que envelhecemos. As pessoas normalmente ganham gordura e perdem massa muscular com a idade. A composição corporal pode afetar a taxa metabólica de repouso (RMR) ou a quantidade de calorias que você queima em repouso.

A pesquisa mostrou que a TMR de adultos com mais de 70 anos pode ser até 25% menor do que em adultos mais jovens. Um RMR mais baixo pode dificultar a perda de peso.

Genética

A pesquisa mostrou que a genética contribui para o sobrepeso e a obesidade. Certos genes podem afetar o apetite e a saciedade, ou a sensação de saciedade. Os genes também podem afetar o metabolismo ou os processos que convertem os alimentos em energia.

Sexo

A pesquisa descobriu que as mulheres biológicas geralmente têm mais gordura do que músculos do que os homens biológicos, fazendo com que tenham uma TMR mais baixa. As mulheres podem queimar até 10% menos calorias em repouso do que os homens da mesma altura. Como resultado, pode ser mais difícil para as mulheres perder peso.

Peso inicial

A pesquisa mostrou que não existe uma estratégia única e melhor para o controle de peso, mas um déficit energético ou calórico é o fator mais importante na perda de peso. Você pode perder peso mais rápido se tiver mais peso a perder, simplesmente porque mudar sua dieta pode resultar em um déficit calórico maior. 

Uma mulher de 40 anos, com 1,70 metro de altura e 90 quilos com um nível de atividade leve, por exemplo, precisaria ingerir 2.190 calorias por dia para manter o peso. Uma mulher da mesma idade, altura e nível de atividade que pesa 150 libras precisaria ingerir 1.873 calorias para manter o peso. A mulher de 90 quilos terá uma perda diária maior de calorias se ambas começarem a comer 1.500 calorias por dia.

O déficit diminui à medida que você perde peso, e é por isso que a taxa de perda de peso diminui à medida que você chega ao seu objetivo de peso, independentemente de onde você começou. Pode ser necessário diminuir a ingestão de calorias ou aumentar o tempo ou a intensidade do exercício para perder os últimos 4,5 quilos.

Tipo de calorias

A qualidade dos alimentos que você ingere pode desempenhar um papel na perda de peso. Concentrar-se na ingestão de alimentos integrais, como frutas, vegetais, grãos integrais e feijões, além de carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura, e limitar os alimentos processados ​​e ultraprocessados ​​pode apoiar as metas de perda de peso.

Outros fatores

O metabolismo, que é a forma como o corpo queima calorias, é um fator importante na perda de peso e é complexo. Os hormônios reguladores do apetite também desempenham um papel na perda de peso. Ambos podem ser afetados por fatores como sono insatisfatório, estresse e a composição do microbioma intestinal. O microbioma intestinal é um conjunto de bactérias e outros micróbios que residem no sistema digestivo .

A pesquisa mostrou que o microbioma intestinal pode realmente influenciar ambos os lados da equação do equilíbrio calórico. Tem impacto na forma como o corpo utiliza as calorias dos alimentos e como as queima ou armazena.

Qual é a melhor dieta?

Começar a perder peso não precisa ser difícil. Você pode construir uma dieta saudável:2

  • Determinar seus pontos de partida com altura, peso, fatores de risco, dieta e estilo de vida
  • Encontrar um tipo de exercício e rotina que você goste
  • Encontrando maneiras de se educar e se sustentar
  • Investigando seu estilo de vida
  • Aprendendo maneiras de gerenciar o estresse
  • Assumindo um compromisso consigo mesmo para perder peso
  • Monitore e recompense seu progresso ao longo do tempo
  • Estabelecer metas específicas e realistas que deixem espaço para o perdão

Todo mundo quer uma solução rápida, mas devagar e sempre vence a corrida quando se trata de perda de peso. Soluções rápidas geralmente são o resultado de dietas da moda que não são sustentáveis ​​no longo prazo. A melhor abordagem para perda de peso é um método que construa hábitos saudáveis ​​a longo prazo como parte do seu estilo de vida e não exija medidas drásticas. As dietas da moda podem deixar você com fome e impactar negativamente sua saúde.

É importante saber que a perda de peso nem sempre é linear. Seu peso pode mudar de um dia para outro, até mesmo de uma hora para outra, o que é normal. Você está medindo tudo o que tem peso quando sobe na balança, incluindo ossos, gordura corporal, músculos, resíduos e volume de água.

Não desanime se perceber que seu peso aumentou alguns quilos. Você pode ver a escala subir, por exemplo, se estiver treinando força e ganhando massa muscular . Não fique tão preso aos números da balança, mas, em vez disso, avalie como você se sente com suas roupas.