Skip to content

O Minoxidil é uma substância amplamente conhecida e utilizada para o tratamento da queda de cabelo e da calvície. No entanto, apesar de sua popularidade, ainda surgem muitas dúvidas sobre seu funcionamento, aplicação, efeitos colaterais e até mesmo mitos que cercam seu uso. 

Leia também:

Neste guia completo, abordaremos as principais questões relacionadas ao Minoxidil, desde sua eficácia até as precauções que devem ser tomadas durante seu uso, para acabar com todas as suas dúvidas.

O Minoxidil funciona?

Sim, o Minoxidil é eficaz no tratamento da queda de cabelo em grande parte dos casos. Ele atua dilatando os vasos sanguíneos da região, estimulando assim o crescimento dos fios no local. Estudos clínicos têm demonstrado que o Minoxidil pode ser eficaz tanto em homens quanto em mulheres, embora os resultados possam variar de pessoa para pessoa.

Quanto tempo leva para o Minoxidil fazer efeito?

O tempo para que sejam observados os resultados do Minoxidil pode variar de pessoa para pessoa. Em geral, muitos usuários relatam uma melhora significativa na densidade capilar após cerca de 3 a 6 meses de uso regular. No entanto, é importante ter em mente que a resposta ao tratamento pode ser gradual e que resultados mais expressivos podem levar até 12 meses para serem percebidos.

Para quais regiões do corpo o Minoxidil é indicado?

O Minoxidil é geralmente indicado para o tratamento da queda de cabelo no couro cabeludo. Ele é mais eficaz quando aplicado nessa região, onde pode estimular diretamente os folículos capilares. No entanto, em alguns casos, médicos dermatologistas podem prescrever o Minoxidil para o tratamento de outras áreas do corpo, como a barba em homens ou regiões com rarefação capilar.

Principais tipos de aplicação do Minoxidil

Existem diferentes formas de aplicação do Minoxidil, sendo as mais comuns o uso tópico em forma de solução ou espuma. A solução de Minoxidil é aplicada diretamente na região, geralmente duas vezes ao dia, com o auxílio de um conta-gotas ou aplicador similar. Já a espuma de Minoxidil é aplicada de forma semelhante, mas pode ser mais fácil de ser distribuída e absorvida pela pele.O uso de spray também ganhou popularidade e possui aplicação similar às anteriores.

homem passando produto na barba
Imagem: Men’s Market/Reprodução

Efeitos colaterais do Minoxidil

Embora o Minoxidil seja geralmente bem tolerado, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais durante o tratamento. Os efeitos colaterais mais comuns incluem irritação na região aplicada, coceira, vermelhidão, caspas e ressecamento da pele. Em casos mais raros, podem ocorrer efeitos colaterais sistêmicos, como aumento da pressão arterial, tonturas e palpitações. Se você experimentar algum efeito colateral durante o uso do Minoxidil, é importante consultar um médico.

Quanto do produto devo aplicar?

Existe a crença de que quanto mais do produto aplicar, mais resultados ele trará. A verdade é que deve ser aplicada uma pequena quantidade do produto, suficiente para ser espalhada na área, sem “encharcá-la” e a deixando ser absorvida normalmente pela pele.

Se interromper o uso de Minoxidil, o cabelo voltará a cair?

Sim, é possível que o cabelo volte a cair após interromper o uso do Minoxidil. O medicamento estimula os folículos capilares, prolongando a fase de crescimento do cabelo. Quando interrompido, os efeitos diminuem gradualmente, levando à queda capilar caso já haja essa condição anteriormente. A gravidade da queda varia entre indivíduos e para manter os resultados, recomenda-se o uso contínuo. 

Mitos e Verdades sobre o uso do Minoxidil

Grávidas não podem usar Minoxidil.

O uso do Minoxidil durante a gravidez deve ser evitado, pois não existem estudos suficientes que comprovem sua segurança nesse período. Mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar devem consultar um médico antes de iniciar o tratamento com Minoxidil.

Minoxidil pode causar impotência sexual.

Mito! Não há evidências científicas que relacionem o uso do Minoxidil à impotência sexual, pois ele não causa nenhuma alteração na função hormonal, logo não possui relação com casos de impotência.

Minoxidil funciona para todos os tipos de queda de cabelo

Embora o Minoxidil seja eficaz para muitas pessoas, ele pode não funcionar para todos os tipos de queda de cabelo. É importante consultar um dermatologista para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado para o seu caso específico.

O Minoxidil pode causar aumento da pressão arterial.

O Minoxidil pode causar aumento da pressão arterial em algumas pessoas, especialmente se for absorvido em quantidades excessivas. Por isso, é importante seguir as recomendações de dosagem e aplicação do seu médico.

O Minoxidil é uma opção eficaz para o tratamento da queda de cabelo e da calvície em muitas pessoas. No entanto, é importante usá-lo com cautela e seguir as recomendações do seu médico. Consulte sempre um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento para queda de cabelo, pois somente um profissional qualificado poderá avaliar o seu caso e indicar a melhor abordagem terapêutica.