Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
Independentemente da estação, um couro cabeludo escamoso pode ser um problema incômodo que causa angústia na cabeça onde os flocos pousam. Como você se livra da caspa? Abaixo, algumas dicas e truques sobre como lidar com o seu caso de cabeça – para que você possa finalmente começar a usar preto verdadeiro novamente.
1. Mude sua dieta
De acordo com o Dr. Macrene Alexiades, dermatologista de Nova York, a má nutrição pode causar caspa. “Alimentos ricos em carboidratos podem resultar no acúmulo de glicogênio na pele, do qual o fermento se alimenta.” Zeichner concorda: “Embora haja poucos dados, os mesmos alimentos que promovem a acne podem agravar a caspa”. Alimentos açucarados e laticínios estimulam as glândulas sebáceas, que produzem mais oleosidade na pele. Infelizmente, talvez você precise tentar eliminar carboidratos e açúcares se tiver tendência à caspa.
2. Comece a lavar o cabelo com mais frequência
Vivemos na era do auge do xampu seco , quando você pode prolongar sua escova por mais tempo do que a vida de sua última suculenta. Isso está contribuindo parcialmente para a situação de esbranquiçamento em seu couro cabeludo, portanto, lave seus cabelos regularmente.
“Existe agora o conceito de que você precisa deixar os óleos naturais permanecerem por mais tempo no couro cabeludo, mas isso pode agravar o problema”, explica Elizabeth Cunnane-Phillips, tricologista da Clínica Tricológica Philip Kingsley . Os níveis de fermento aumentam quando há mais óleo na pele. Weiser acrescenta: “A oleosidade e as células mortas da pele se acumulam ainda mais como resultado da lavagem pouco frequente do cabelo. Pacientes com tendência a caspa ou dermatite seborreica devem lavar regularmente o cabelo algumas vezes por semana, no mínimo, para reduzir o acúmulo.”
3. Experimente esfoliar o couro cabeludo
Sim, isso é uma coisa. Assim como esfoliar a pele , esfoliar o couro cabeludo levanta suavemente a camada superior da pele seca. Os esfoliantes do couro cabeludo geralmente removem a pele morta com pequenas quantidades de ácido salicílico (mais comumente encontrado em produtos para acne) ou grânulos que se dissolvem. Weiser explica que estes últimos são “muito úteis para quebrar as células mortas da pele que se acumulam no couro cabeludo e levam à descamação”. O Dr. Gabriel recomenda usar uma esfoliação capilar nos cabelos molhados e lavados com shampoo, duas vezes por semana, e ler as instruções para deixá-la no cabelo pelo tempo certo. Você também pode usar um esfoliante físico para caspa mais incômoda ou se preferir uma pequena massagem na cabeça.
4. Use um shampoo especial
Todos os especialistas entrevistados para este artigo acreditam que um shampoo anti-caspa especializado é a maneira mais eficaz e rápida de tratar a caspa. Eles podem ser obtidos com receita (para produtos mais fortes) ou sem receita e contêm zinco ou enxofre, o que pode reduzir as populações de leveduras. Embora os shampoos anti-caspa não sejam experiências de lavagem bonitas e sensoriais, já se foram os dias do fedorento Selsun Blue. Não ficaram chiques, mas o cheiro e a embalagem já não os tornam repelentes.
Aqui estão alguns dos melhores shampoos anti-caspa. Se você tiver ressecamento e descamação simples, o Dr. Weiser diz que shampoos com ácido salicílico devem ser suficientes. Se você tiver vermelhidão e irritação, experimente aqueles com piritionato de zinco (o mesmo do Head and Shoulders), cetoconazol e sulfeto de selênio.
5. Experimente um pouco de óleo para cabelo
“Os tratamentos à base de óleo podem ajudar a equilibrar parte da produção excessiva de óleo do couro cabeludo”, diz o Dr. “Aplicar óleos no couro cabeludo ajudará a extrair e remover a oleosidade. É a clássica lei da atração, onde substâncias semelhantes se atraem.” Você pode tentar aquecer o óleo do qual as celebridades não têm medo, óleo de coco , no micro-ondas e aplicá-lo suavemente na cabeça. Tenha cuidado para não deixar o óleo muito quente, pois isso aumenta o risco de queimar o couro cabeludo. Você também pode experimentar um dos muitos produtos de óleo quente disponíveis ou um óleo pré-lavado para o couro cabeludo. Mas o Dr. Gabriel adverte que não será uma panacéia. “Embora sejam úteis no combate à secura, os tratamentos com óleo quente por si só não podem tratar a caspa causada pelo crescimento de fungos.”
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527