Skip to content

O corpo humano precisa de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) para funcionar corretamente. O zinco é um nutriente essencial encontrado principalmente em alimentos de origem animal. É um micronutriente e mineral traço, o que significa que o corpo precisa dele em quantidades muito pequenas. No entanto, o zinco é vital para centenas de processos corporais.

O papel do zinco no corpo humano

Algumas das funções corporais para as quais o zinco é necessário incluem:

  • Processos enzimáticos, reações químicas e funções metabólicas
  • Formação do DNA
  • Formação de proteínas
  • Crescimento celular
  • Reparação de células e tecidos
  • Função imunológica saudável
  • Sentido do paladar e do olfato

Benefícios do zinco para a saúde

Crescimento e Desenvolvimento

O zinco é necessário para o crescimento e multiplicação celular. Por essa razão, é necessário em maiores quantidades durante períodos de rápido crescimento e desenvolvimento, como infância, adolescência e gravidez. 

Por exemplo, uma consequência da deficiência de zinco é o crescimento atrofiado em crianças. Em mulheres grávidas, uma deficiência de zinco pode levar ao retardo do crescimento, malformações congênitas e aborto espontâneo.

Imunidade

Obter zinco adequado é essencial para dar suporte ao funcionamento das células imunológicas, melhorando assim a função imunológica no corpo. Pesquisas também mostram que uma deficiência de zinco pode colocá-lo em risco de condições infecciosas, como diarreia e pneumonia . Adultos mais velhos com ingestão reduzida de zinco devido à falta de apetite correm risco de problemas de pele, infecções e pneumonia.

Baixos níveis de zinco no sangue foram encontrados em pessoas com doenças autoimunes, como artrite reumatoide . 

Uma revisão sistemática descobriu que, comparado a um placebo, o uso profilático (prevenção de uma infecção ou doença) de sprays nasais e pastilhas contendo zinco pode reduzir o risco de contrair doenças causadas por infecções virais do trato respiratório (como o resfriado comum) . No entanto, esses produtos contendo zinco não têm efeitos sobre aqueles que já estão infectados com o rinovírus humano (HRV). 

Notavelmente, a revisão aponta que todos os participantes são indivíduos geralmente saudáveis, com pouca probabilidade de apresentar deficiência de zinco. No geral, a qualidade dos dados é baixa, e os efeitos são modestos. A revisão também aponta os pequenos tamanhos de amostra dos estudos primários e o risco de viés na revisão. 

Embora os participantes dos estudos desta revisão não tenham relatado anosmia (perda permanente ou duradoura do olfato ) associada aos sprays nasais contendo zinco, esse é um efeito colateral comum.

De fato, em 2009, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA ordenou que o fabricante do Zicam Cold Remedy Nasal Gel e do Zicam Cold Remedy Gel Swabs retirasse esses produtos do mercado devido a casos relatados de anosmia associados a eles. 

Há resultados mistos sobre o papel do zinco em infecções do trato respiratório, como resfriados comuns, então você deve falar com seu médico se estiver interessado em usar suplementos de zinco. Não há dados que sustentem o fato de que o zinco ajudará você a se livrar de uma doença mais rápido. Também não há recomendações para os tipos de zinco ou a melhor dosagem para evitar efeitos colaterais. 

Se você está preocupado em obter zinco suficiente, lembre-se de que muitos alimentos de origem vegetal e animal são naturalmente ricos em zinco. 

Saúde da pele e cicatrização de feridas

O corpo precisa de zinco para o crescimento normal das células e para o reparo de tecidos danificados. Além disso, o zinco auxilia o sistema imunológico no controle da inflamação na cicatrização de feridas . 

O zinco também tem aplicações na pele. O óxido de zinco tópico é um tratamento comum e eficaz para assaduras . O zinco também foi estudado para uso em pessoas com acne vulgar. Cremes contendo zinco podem beneficiar pessoas com queimaduras graves na pele, úlceras diabéticas e feridas de cicatrização lenta ou que não cicatrizam. 

Pesquisas mostraram que tomar suplementos orais de zinco pode beneficiar pessoas com problemas de pele graves e deficiência de zinco. 

Saúde dos olhos

O zinco está presente em altas concentrações em tecidos oculares como a retina. É essencial para a função normal dos olhos e ajuda a proteger as estruturas oculares de danos causados ​​por radicais livres. 

Pesquisas sugerem que tomar suplementos de zinco e outros nutrientes pode reduzir em 25% o risco de uma doença ocular chamada degeneração macular relacionada à idade , que causa perda de visão em adultos mais velhos.

Açúcar no sangue e colesterol no sangue

Pessoas com altos níveis de glicose e colesterol no sangue frequentemente têm deficiência de zinco. Altos níveis de açúcar e colesterol no sangue também são fatores de risco para doenças cardíacas . Estudos sugerem que tomar suplementos de zinco pode reduzir os níveis de açúcar e colesterol no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.

Fertilidade

Estudos descobriram que um suplemento de zinco pode melhorar a qualidade do esperma em homens que sofrem de infertilidade. No entanto, não está claro se o zinco suplementar pode melhorar a qualidade do esperma sem outras vitaminas com propriedades antioxidantes, como vitamina C e vitamina E. Mais pesquisas são necessárias sobre este tópico para fazer quaisquer recomendações.