Skip to content

O pão é um item básico da despensa de muitas famílias. Muitas pessoas gostam de sua versatilidade, pois você pode torrá-lo,  fazer sanduíches deliciosos  ou usá-lo em algumas de suas receitas favoritas. Se você o come regularmente, pode se perguntar — o pão é saudável? Em vez de responder a essa pergunta com um sim categórico, é essencial observar os benefícios nutricionais de  cada produto e tipo de pão  no mercado. Nem todos os pães são iguais — alguns têm mais valor nutricional do que outros.

O pão que você escolher determinará o valor nutricional que ele adiciona à sua dieta. Compre de um fabricante confiável que use ingredientes de qualidade. A maneira como você come seu pão também determinará o quão saudável ele é. Por exemplo, fazer um sanduíche com pão integral e carregá-lo com ingredientes como bacon ou cream cheese pode prejudicar sua saúde.

Assim como com todos os alimentos, a moderação é essencial ao comer pão. Alguns profissionais aconselham limitar a  ingestão de pão a seis porções por dia, dependendo de quais outros grãos você come e do pão que você escolher. Ao comprar pão, verifique os ingredientes que o fabricante usa, o valor nutricional e as sugestões de porção. Ajuste sua ingestão de pão de acordo se você estiver seguindo uma dieta rigorosa por motivos médicos.

Pão com recheios

Você pode usar praticamente qualquer recheio de sanduíche ou pasta no seu pão, muffin inglês ou bagel, mas suas escolhas impactam o valor nutricional final. Escolha alternativas mais saudáveis ​​ou com pouca gordura para suas coberturas favoritas para uma refeição balanceada. É sensato estar atento ao que mais você come durante o dia para maximizar os benefícios do pão para a saúde.

Embora os recheios e pastas que você escolher possam impactar o valor nutricional da sua refeição, o pão em si oferece vários benefícios à saúde. Os principais nutrientes dos produtos de pão podem torná-lo uma parte essencial da sua dieta diária. O Departamento de Agricultura sugere que metade dos grãos  que você come devem ser grãos integrais como parte de uma dieta saudável. Se você gosta de pão, ficará feliz em saber que ele pode fazer parte de uma dieta balanceada. Você pode aproveitar os seguintes benefícios à saúde.

Todo pão contém fibras, um nutriente essencial da dieta. Embora cada produto tenha uma quantidade diferente, você geralmente encontrará pelo menos um grama de fibras por porção. Você pode saber a importância das fibras para sua saúde digestiva, mas há várias outras maneiras pelas quais elas podem ajudar você.

Benefícios do pão

  • Sinta-se mais satisfeito:  Conforme seu corpo trabalha para quebrar as fibras, você se sente satisfeito por mais tempo. Como alimentos ricos em fibras são mais saciantes, é menos provável que você coma demais de uma só vez e ao longo do dia, o que pode ajudar na perda de peso. 
  • Controle o açúcar no sangue:  Alimentos ricos em fibras tendem a ter um índice glicêmico mais baixo, uma classificação que reflete como os alimentos afetam o açúcar no sangue. Ter um IG mais baixo significa que a fibra em alguns produtos de pão libera lentamente o açúcar na corrente sanguínea, ajudando  a reduzir os picos de açúcar no sangue  após uma refeição rica em carboidratos.
  • Melhore a saúde do coração:  O pão integral é rico em fibras, o que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. As diretrizes alimentares dos EUA recomendam comer de  três a cinco porções  de grãos integrais diariamente. Com pão integral, você pode obter de quatro a cinco gramas de fibras — 17% do valor diário recomendado.

Muitas vezes, o pão tem fibras insolúveis,  que você encontrará em fontes  como farinha de trigo integral. Essas fibras são essenciais para regular os movimentos intestinais, prevenindo a constipação. Seu corpo não consegue quebrar e absorver fibras insolúveis, então elas limpam seu trato digestivo enquanto se movem intactas. Alguns produtos de pão também têm fibras solúveis de fontes como cevada e aveia. As fibras solúveis se dissolvem na água, transformando-se em um gel. Elas reduzem seus níveis de açúcar no sangue e colesterol.