O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Não é preciso muito esforço para obter uma rápida explosão de energia através de uma bebida com infusão de cafeína, gomas ou lanchonetes que prometem mais vitalidade, estado de alerta e concentração. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 80% dos adultos comem ou bebem uma fonte de cafeína todos os dias. Então, se você gosta de algo estimulante como esse, não está sozinho. Uma pesquisa de 2020 com 2.000 americanos relatou que 42% das pessoas sentem pouca energia já ao meio-dia. Várias razões podem explicar por que você tem níveis de energia abaixo da média.
Alguns deles podem estar fora de seu controle, mas outros, como certas escolhas de estilo de vida, também podem ser desgastantes. Talvez você esteja restringindo carboidratos ou não ingerindo calorias suficientes na esperança de perder peso, o que faz você se sentir exausto o tempo todo . Isso ocorre porque seu corpo tem pouco combustível necessário para funcionar de maneira ideal. Ou talvez sua agenda de trabalho esteja lotada e você esteja tão ocupado atendendo ligações que não está bebendo H2O suficiente , o que também pode diminuir seus níveis de energia. E isso nos leva ao maior hábito que você deve abandonar para obter mais energia.
Qual é o hábito número 1 que você deve abandonar para obter mais energia?
O hábito número 1 que você deve abandonar para obter mais energia é não dormir o suficiente. Assim como a comida e a água, o sono é uma necessidade humana básica. Enquanto as princesas da Disney acordam totalmente maquiadas, bem descansadas e cantando baladas com pássaros, a maioria dos americanos acorda sentindo-se esgotada , irritadiça e preguiçosa. Isso porque, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono , a maioria dos adultos precisa de sete ou mais horas de sono todas as noites. No entanto, o CDC relata que 1 em cada 3 adultos recebe menos do que estas recomendações.
E economizar no sono não é algo para comemorar (estamos olhando para sua cultura agitada). Pode afetar significativamente a sua saúde, humor e função cerebral, tornando-o mais propenso a uma série de problemas médicos, desde doenças cardíacas e depressão até cancro, discutindo com pessoas que ama, cometendo erros no trabalho e até arriscando um acidente de carro. Mas vejamos também a ligação entre pouco sono e pouca energia.
Como o sono rouba energia de você
De acordo com o MedlinePlus , a fadiga pode ocorrer devido ao sono inadequado, o que pode significar muitas coisas relacionadas à quantidade e à qualidade do descanso que você obtém – incluindo não cronometrar horas suficientes, ter dificuldade para cochilar ou acordar frequentemente durante a noite. De acordo com uma revisão de 2023 publicada na StatPearls , o sono ajuda seu corpo a conservar energia para que você não precise se esforçar tanto durante o dia. O sono restaura a energia reparando e reabastecendo processos celulares que se esgotam durante a vigília, como crescimento de tecidos e reparação muscular. Se um dos principais objetivos do sono é conservar e restaurar energia, não é de admirar que estar bem descansado possa revigorá-lo e ajudá-lo a se sentir mais alerta.
Seus hormônios também podem variar dependendo de sua rotina de sono. De acordo com uma revisão de 2023 publicada na StatPearls , a privação crônica do sono pode aumentar os níveis do hormônio do estresse cortisol. Níveis elevados de cortisol estão associados à depressão, ansiedade e estresse, e distúrbios de humor perturbam um sono reparador, esgotando ainda mais seus estoques de energia.
Além disso, o estudo cita que dormir mal pode diminuir os níveis de testosterona. A testosterona melhora o funcionamento de dois mensageiros químicos no cérebro – serotonina e GABA. O GABA funciona como um intensificador do sono e redutor do estresse de acordo com Frontiers in Neuroscience , enquanto a serotonina auxilia no início e manutenção do sono, de acordo com uma pesquisa publicada na Sleep Medicine.
E a Harvard Health observa que a falta de sono suficiente está associada ao aumento de marcadores de inflamação, incluindo proteína C reativa, citocinas e interleucina-6. Talvez seja hora de estabelecer as bases para um sono melhor, já que a inflamação pode contribuir para a fadiga .
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments