O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Comer doces pode ser um tema controverso para pessoas com diabetes. Equívocos sobre açúcar e doces serem proibidos para pessoas com diabetes podem ser encontrados na mentalidade do público, na mídia e no entretenimento e na própria comunidade médica.
Com a temporada de Halloween chegando, crianças e adultos com diabetes, bem como seus entes queridos e amigos, podem enfrentar esse problema com mais frequência do que em outras épocas do ano.
Este artigo irá explorar se as pessoas com diabetes podem realmente comer (e desfrutar) doces, quanto pode ser permitido e se vale a pena considerar doces sem açúcar.
Tudo bem comer doces se você tem diabetes?
Resposta curta: Sim, pessoas com diabetes podem comer doces.
Adultos e crianças com diabetes (não importa o tipo) têm o mesmo direito a um doce ocasionalmente como qualquer outra pessoa. Como tudo o mais, os detalhes e o contexto são mais importantes, e a moderação é fundamental para quem vive com diabetes quando se trata de escolhas alimentares. Alimentos e bebidas com alto teor de açúcar podem afetar os níveis de glicose de forma mais rápida e dramática, portanto, é importante entender como eles influenciam o controle do diabetes.
Pessoas com diabetes devem considerar um planejamento extra se quiserem comer doces. Eles precisam estar cientes sobre a contagem de carboidratos e a dosagem correta de insulina se usarem esse hormônio para ajudar a controlar sua condição.
É importante lembrar também que as pessoas com diabetes geralmente observam a contagem total de carboidratos de alimentos e bebidas, e não necessariamente aprimoram o teor de açúcar.
Embora os doces possam fazer o açúcar no sangue subir mais rapidamente, é essa contagem de carboidratos que precisa ser observada ao consumir um pedaço de doce. O mesmo se aplica aos doces sem açúcar, que também contêm uma certa quantidade de carboidratos e que precisam ser considerados ao considerar essa escolha de alimentos no controle do diabetes.
Certos doces, como aqueles que contêm manteiga de amendoim ou nozes, podem levar mais tempo para afetar o açúcar no sangue e não levarão a picos dramáticos imediatamente após comê-los. No entanto, outros doces regulares com açúcar podem causar picos rápidos de açúcar no sangue, e alguns profissionais médicos sugerem comer um pedaço de doce perto da hora das refeições para “suavizar o golpe” de um aumento repentino de açúcar no sangue.
Claro, você ainda precisará contabilizar as calorias e carboidratos contidos no doce.
Doce sem açúcar é bom para comer para diabetes?
Embora os doces sem açúcar certamente não recebam um prêmio por serem “saudáveis” em si, muitas pessoas com diabetes (especialmente crianças) recorrem a ele como uma alternativa aos doces comuns. O pensamento é que doces sem açúcar podem ser mais saudáveis para os níveis de açúcar no sangue.
Os doces sem açúcar são feitos com adoçantes artificiais, o que significa que podem ter um impacto mais leve nos níveis de açúcar no sangue.
No entanto, um equívoco comum é que doces sem açúcar não afetam o açúcar no sangue. Na verdade, contém carboidratos e calorias. Isso significa que você ainda precisa dosar insulina ou tomar medicamentos para diabetes para baixar a glicose para esses doces sem açúcar.
Se alguém com diabetes não dependente de insulina está atento ao seu peso, comer doces sem açúcar não é um passe livre para doces. Essas opções sem açúcar podem sabotar os esforços de perda de peso devido ao seu alto teor calórico.
Um benefício não relacionado ao diabetes dos doces sem açúcar é que é mais gentil com os dentes. Sem os teores mais altos de açúcar, essas guloseimas sem açúcar não levam a tantas cáries ou cáries frequentemente ligadas ao consumo frequente de açúcar.
Além disso, geralmente não há uma diferença muito grande em termos de teor total de gordura ou proteína em doces sem açúcar versus doces regulares.
Exemplos de adoçantes artificiais usados em doces sem açúcar incluem:
- estévia
- sucralose
- aspartamesacarina
Existem efeitos colaterais de comer doces sem açúcar?
O grande problema com os doces sem açúcar se resume aos álcoois de açúcar nessas guloseimas, que podem ter alguns efeitos negativos, dependendo de quanto você come.
Neste estudo mais antigo, os pesquisadores da Trusted Source deram aos participantes do estudo açúcar ou um dos dois tipos de álcool de açúcar (eritritol e xilitol).
Efeitos colaterais incluídos:
- diarréia
- náusea e dor de estômago
- inchaço
- excesso de gás
Os participantes do estudo que receberam açúcar não experimentaram esses efeitos colaterais. Os álcoois de açúcar são considerados oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis, ou um tipo de FODMAP. Estas são moléculas de alimentos que algumas pessoas não conseguem digerir facilmente, especialmente quando ingeridas em grandes quantidades.
Os álcoois de açúcar também podem causar um efeito laxante, especialmente se você estiver propenso a problemas estomacais. Embora contenham menos calorias que o açúcar, não são isentos de calorias. Comer qualquer guloseima em excesso pode inibir a perda de peso ou causar ganho de peso.
Comer doces sem açúcar feitos com adoçantes artificiais também pode causar efeitos colaterais, incluindo a interrupção do microbioma intestinal que é importante para sua saúde.
Um estudo de 2019 e uma pesquisa mais antiga mostram que a sacarina, a sucralose e a estévia alteram a composição da microbiota intestinal. Em um estudo, as pessoas que interromperam as bactérias intestinais também mostraram pior controle de açúcar no sangue 5 dias depois de comer o adoçante artificial.
Você deve comer doces para tratar o baixo nível de açúcar no sangue?
Embora possa não ser o lanche mais saudável, tratar qualquer baixo nível de açúcar no sangue com açúcar de ação rápida pode ser útil.
Alguns doces que contêm açúcar são de ação muito rápida. No entanto, alguns outros (incluindo aqueles com chocolate ou manteiga de amendoim) têm maior teor de gordura. Assim, são mais lentos para digerir e demoram mais para afetar os açúcares no sangue. Portanto, podem não ser apropriados para tratar a hipoglicemia grave com rapidez suficiente.
Outro contra de comer doces para tratar níveis baixos de açúcar no sangue é que eles podem reagir rapidamente. Assim, se você comer demais, pode causar níveis mais altos de açúcar no sangue (altas de rebote).
Certifique-se de consultar sua equipe de tratamento de diabetes sobre quaisquer preocupações. Além disso, perguntas relacionadas a doces e ao tratamento de níveis baixos de açúcar no sangue.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments