Skip to content
Conheça 10 pratos típicos da cidade de São Paulo

A cidade mais populosa do país completa 467 anos de existência hoje, neste 25 de janeiro de 2021. Assim, o Blog Unic traz para vocês 10 pratos típicos da cidade de São Paulo, a famosa Terra da Garoa.

Conheça 10 pratos típicos da cidade de São Paulo

10 – Pão na Chapa

Um café da manhã quando tem que ser algo rápido e gostoso, o paulistano vai de pão na chapa. É encontrado em qualquer padaria ou lanchonete e tem um custo bem baixo. Além disso, pode facilmente ser feito em casa. Pão francês, manteiga nele e uma chapa (ou frigideira) e está pronto o café da manhã.

9 – Coxinha

A vida do paulistano é corrida demais e nem sempre dá tempo de tomar café da manhã, almoçar, lanchar ou jantar. Mas para uma coxinha sempre dá tempo. Esse salgado tradicional de São Paulo já se espalhou pelo Brasil e tem diversos outros tipos de recheio além do clássico frango. Já existe coxinha de quilo e até desafio para quem comê-la inteira. As variações são nos tipos de massa e recheio. Mas teríamos que ter um post só pra isso para elencar tudo (ou tentar). Decerto este preto típico vale em qualquer horário do dia.

8 – Sanduíche de Mortadela

O sanduíche de mortadela é um dos pratos típicos mais queridinhos de São Paulo. O mais famoso é o do Mercado Municipal (Mercadão) onde você tem a opção de comer incríveis 1kg de mortadela. Aguenta? As opções de quente ou frio, com ou sem complementos vai do gosto do freguês. Mas você pode simplesmente compra mortadela, pão francês e o que mais quiser e fazer em casa. Não ficará igual, mas saboroso decerto ficará. Vale como café da manhã, lanche e, dependendo da quantidade de recheio, como almoço e jantar.

7 – Pastel de Feira

O pastel de feira é um clássico no Brasil, mas a turma de São Paulo vê uma barraquinha de pastel e não resiste. Frito na hora, é uma pedida perfeita para café da manhã e almoço. Costuma fechar a feira, afinal, após fazer as compras porque não comer um pastel e tomar um caldo de cana gelado? O Pastel da Maria é um dos mais famosos da cidade e você encontra em vários lugares, como na feira livre do Estádio do Pacaembu, Santana, Perdizes e Mooca.

6 – Cuscuz Paulista

Os nordestinos conhecem muito bem a palavra cuscuz, seja com leite ou manteiga. Mas o prato ganhou outro estilo na Terra da Garoa e se tornou um prato típico de São Paulo. Pode ser comido no café da manhã, mas é tipicamente servido no almoço e no jantar. Junto à farinha de milho são colocados ingredientes como camarão, tomate, ovos e palmito, variando a cada restaurante. A criatividade vai junto ao cuscuz paulista e é uma delícia.

5 – Virado à Paulista

Virado à Paulista é o prato da segunda-feira em praticamente todos os botecos ou restaurantes de São Paulo. Um dos mais tradicionais pratos típicos de São Paulo é o mais fácil de se encontrar e o mais certo de agradar o paladar dos turistas. Basicamente arroz, tutu de feijão, bisteca de porco, linguiça, torresmo, couve e um ovo frito. Simples e delicioso. Não tem erro! Almoço bem servido e satisfação garantida!

4 – Bolovo

Bolinho de carne moída recheado com um ovo cozido inteiro: o famoso Bolovo. Uma missão quase impossível é encontrá-lo fora de São Paulo. Para os turistas, essa é a comida típica de São Paulo que impressiona pela criatividade. Este quitute ganhou o nome “bolovo” após o programa Hermes e Renato ter feito um especial de Natal que apresentava uma esquete sobre os “perigos do Bolovo”. Dada a facilidade de fazer o salgado, pode ser que o façam fora das condições adequadas e higiênicas. Mas, bem preparado, é indispensável.

3 – Churrasco Grego

Apesar do nome gringo e de sua origem não ser paulistana, o Churrasco Grego se tornou “típico” após tantos anos de amor com os paulistanos. Quem nunca comeu tem medo de provar, apesar de que quem já comeu exaltar seu sabor. Este prato é bem simples e barato. Conta com várias fatias de carne assadas no espeto e degustadas com pão francês. O aspecto não é dos mais agradáveis, mas o sabor compensa. É um mix de carnes, como: coxão mole, fraldinha e contrafilé.

2 – Sanduíche de Pernil de Porta de Estádio

Esta iguaria paulistana só vale a pena nas vans de porta de estádio. Não que um sanduíche de pernil de um bar ou feito em casa não seja bom, pelo contrário, é delicioso também. Mas a atmosfera em torno do estádio, em dia de jogo, é épica! Estar com fome antes do jogo e pedir seu pernil com vinagrete. Há quem prefira cachorro-quente e hambúrguer, mas o perfil dispensa comentários. Pós-jogo também é uma excelente pedida.

1 – Pizza

Por fim, mas não menos importante, a pizza é um prato presente na rotina do paulistano. Sexta e sábado são os dias mais importantes para as pizzarias, pois são os dias que ninguém quer ir para a cozinha. Pizza tem dia próprio, milhares de sabores, dá pra fazer rodízio e comer vários sabores e pedaços, tem opção doce e salgada, enfim, pizza é vida! Apesar de ser tipicamente da Itália, já se espalhou pelo mundo todo, mas em São Paulo ganhou a criatividade típica do paulistano.

Mas lembre-se, se exagerar nas comemorações de aniversário de São Paulo, feriado, etc, pede um Kit Orlistat da Unicpharma para emagrecer de maneira saudável sem prejudicar o corpo.

Então, viva São Paulo e parabéns pelo seu aniversário!

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *